Ex-secretária teria usado cargo para matar cães resgatados em Canoas

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrada nesta quinta-feira (4), cumpre mandados de busca e apreensão referentes a um suposto esquema de abate irregular de cães dentro da Secretaria de Bem-Estar Animal de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As ordens judiciais são cumpridas na secretaria e em outros cinco endereços.

A investigação começou após denúncias dos próprios servidores da pasta, que apontavam o desaparecimento de animais recolhidos. Além disso, foi constatado que o número de eutanásias no local estava acima do esperado, conforme a delegada Luciane Bertolletti.

Ao todo, foram 239 eutanásias em oito meses. Depois, os animais eram levados a uma universidade para serem incinerados.

O principal alvo da investigação é Paula Lopes, secretária de Bem-Estar Animal do município entre janeiro e agosto deste ano — mês em que foi exonerada.

Conforme a polícia, ela recolhia animais doentes na rua e fazia postagens nas redes sociais pedindo doações para realizar os tratamentos necessários. Tempos depois, já com os valores arrecadados, os animais desapareciam. A mulher é investigada por maus-tratos e estelionato.

Além de ter atuado como secretária, Paula tem uma ONG que faz resgate de animais. Conforme a polícia, ela usava a chave Pix da organização para receber o dinheiro arrecadado em campanhas — valores que seriam supostamente destinados ao resgate e cuidado de animais, mas que seriam desviados. Na casa da investigada, foram encontrados R$ 100 mil em dinheiro.

Também são alvo da polícia uma médica veterinária e um homem suspeito de transportar os restos mortais dos animais.

A investigação também apura casos de maus-tratos contra gatos na secretaria, que ficavam trancados em um contêiner de maneira irregular.

A CNN tenta contato com a defesa de Paula Lopes e com a Secretaria de Bem-Estar Animal. O espaço segue aberto para manifestações.

Série de Ângela Diniz traz ponto de vista de mulheres, explicam produtoras

A nova série sobre a socialite Ângela Diniz promete revisitar um dos casos mais emblemáticos da história criminal brasileira sob uma ótica completamente feminina. “Ângela...

Começa reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio sobre tarifaço

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, recebe o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, nesta quinta-feira (13), em Washington, para...

O que disseram moradores sobre violência policial na megaoperação no RJ

Um relatório entregue para Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), elaborado pela ouvidoria da Defensoria Pública do Estado do Rio de...