A Justiça de Pernambuco decidiu que a curatela da cantora gospel Amanda Wanessa, em estado vegetativo desde 2021, não ficará mais sob responsabilidade do marido, Dobson Santos. A medida transfere à irmã da artista, Danyele Mendes, a administração dos cuidados de saúde e dos bens da cantora, em meio a uma disputa familiar marcada por episódios de tensão.
Amanda sofreu um grave acidente de carro em janeiro de 2021, quando o veículo que dirigia bateu em dois caminhões na PE-60, em Rio Formoso (PE). O carro ficou destruído e, após o resgate, a artista permaneceu 642 dias internada no Hospital Português, no Recife. Desde 2023, ela vive em casa, em coma.
Leia também
-
Vídeo mostra como está a cantora Amanda Wanessa após grave acidente
-
Marido de cantora gospel reage após ser acusado de agredir sogro
-
Cantora gospel faz rara aparição quatro anos após acidente gravíssimo
Os conflitos entre Dobson e os pais da cantora começaram ainda em 2023, quando a família entrou na Justiça alegando que o marido dificultava as visitas. Ele negou a acusação, dizendo apenas não aceitar “ninguém morando” no apartamento do casal. Uma decisão judicial daquele ano obrigou que os parentes tivessem acesso à artista pelo menos quatro vezes por semana.
Apesar disso, aconteceram episódios de tensão. Em dezembro de 2023, os pais e a irmã de Amanda relataram que ficaram mais de sete horas do lado de fora do condomínio sem conseguir visitá-la, mesmo após a ordem judicial.
Cantora Amanda Wanessa, o marido e a filha, após o acidente
Instagram/Reprodução
Amanda Wanessa sofreu um grave acidente em 2021
Instagram/Reprodução
Amanda Wanessa está acamada desde o acidente
Instagram/Reprodução
Cantora Amanda Wanessa, o marido e a filha, posam juntos antes do acidente
Instagram/Reprodução
Cantora Amanda Wanessa, o marido e a filha, posam para as redes sociais
Instagram/Reprodução
Cantora Amanda Wanessa, o marido e a filha, posam juntos e sorridentes
Instagram/Reprodução
Amanda Wanessa
Reprodução/Instagram
A situação se agravou em julho deste ano, quando Amanda foi novamente internada no Hospital Português. Durante a estadia, Dobson foi flagrado agredindo o sogro dentro da unidade. O vídeo mostra o momento em que ele desfere um chute contra o pai da cantora. A família acusou o genro de tentar afastá-los da paciente.
“Dobson buscou impedir a permanência deles junto à artista”, disseram os parentes. O pai registrou ocorrência na Delegacia do Idoso.
O marido, por sua vez, afirmou que não reagiu com violência e classificou o vídeo como “manipulado” e “descontextualizado”.
Foi no contexto desse processo que a Justiça decidiu afastá-lo da curatela e entregar a tutela da cantora à irmã, Danyele Mendes. A intenção agora é transferir Amanda para outro imóvel ainda nesta semana. Dobson ainda pode recorrer da decisão.
Fonte: Metrópoles