Fiat Topolino: febre na Europa, mas com vida difícil no Brasil

Na década de 1930, a Fiat lançou um mini carro acessível que ajudou a popularizar o acesso aos veículos. Ficou conhecido como Topolino, termo em  italiano para ratinho e também usado para o  Mickey Mouse e virou verdadeiro ícone da indústria. Corta para 2025 e a Fiat aposta em outro Topolino, com a mesma proposta acessível. O carro já é encontrado no Brasil por importadores independentes, mas a própria marca pode oferecê-lo.

Assim como o primeiro Fiat Topolino, novo é 100% elétrico umas com com o mesmo objetivo de transporte acessível para nas grandes cidades. O modelo é um gêmeo do Citroën Ami e do Opel Rocks-e, mas com muito mais estilo. Ambos são muito comuns nas cidades europeias.

O modelo mede 2,53 metros de comprimento, 1,40 m de largura (1,53 m com espelhos) e 1,53 m de altura, com distância entre eixos de 1,73 m. O peso total é de apenas 562 kg, e a capacidade do porta-malas chega a 63 litros. O espaço interno acomoda dois ocupantes lado a lado.

O design é inspirado no Fiat 500 e conta com detalhes retrô como faróis redondos e retrovisor simples, além de elementos minimalistas e proporções compactas. A versão Dolcevita reforça o espírito descontraído da proposta, com portas substituídas por cordas laterais e teto de tecido retrátil, remetendo ao estilo de vida italiano que marcou a década de 1960.


Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa
Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa • Leo Lara/Divulgação

Motorização e desempenho

O Fiat Topolino tem motor  elétrico síncrono de ímã permanente gera 8 cv de potência e 44 Nm de torque, entregues às rodas dianteiras por meio de transmissão automática de marcha única. A bateria de íons de lítio possui 7,0 kWh de capacidade total, sendo 5,4 kWh utilizáveis, o que garante autonomia de até 75 km no ciclo WLTP.

A recarga pode ser feita em tomadas convencionais (AC 2,3 kW), levando cerca de 3h10 para carga completa. Como a velocidade máxima é limitada a 45 km/h, o modelo atende apenas deslocamentos urbanos e percursos de baixa distância.


Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa
Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa • Leo Lara/Divulgação

A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza barra de torção. Os freios são a disco na frente e a tambor atrás, em conjunto com pneus 155/65 R14. O raio de giro de 7,2 metros favorece a condução em espaços reduzidos, reforçando a vocação do Topolino para uso em áreas privadas ou centros urbanos muito adensados em países que permitem sua circulação.

Situação problemática no Brasil

O CNN Auto viu vários Fiat Topolino nas ruas de Turim e Milão, além do gêmeo Citroën Ami. O carro oferece vantagens para a realidade europeia. Por ser extremamente compacto, é fácil de estacionar e trafegar nas vias apertadas do Velho Continente. Além disso, para dirigi-lo, basta ter 16 anos. Inclusive uma opçào de descolocamento para turistas brasileiros que não tenham a Permissão Internacional de Dirigir (PID).


Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa
Fiat Topolino: simpático mini carro é bem comum na Europa • Leo Lara/Divulgação

No mercado brasileiro, o Topolino já chegou por importação independente, com preços a partir de R$ 197 mil. No entanto, por ser um quadriciclo leve e não um automóvel homologado, não pode circular em vias públicas no país. Assim, seu uso fica restrito a propriedades particulares, como condomínios fechados, resorts e grandes áreas privadas.

O modelo foi exibido aos jornalistas brasileiros à Itália durante viagem que inicia as celebrações dos 50 Anos da Fiat. Apesar de não ter sido confirmado, a presença do Topolino indica um estudo de clima para viabilizá-lo. O carro é bem interessante, mas o fato de não ser permitido circular em via pública, torna complicado por conta do alto custo.

Fiat, Citroën e Peugeot decidem lançar mesmo veículo juntas

Isa Ranieri desabafa sobre suposto término com Cebolinha após festa

Isa Ranieri, esposa de Everton Cebolinha, se manifestou após rumores do fim do casamento. Nesta sexta-feira (26/9), ela excluiu todas as fotos dos dois...

Fachin assume STF com pautas sobre Ferrogrão e vínculo na uberização

O ministro Edson Fachin, que tomará posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima segunda-feira (29), já definiu pautas prioritárias, como o...

Borussia Monchengladbach x Eintracht Frankfurt: onde assistir à Bundesliga

Borussia Monchengladbach e Eintracht Frankfurt se enfrentam neste sábado (27), às 13h30 (de Brasília), em confronto válido pela quinta rodada da Bundesliga. O duelo será...