Nesta sexta-feira (26/9), a Fifa anunciou punições a sete jogadores que atuaram na vitória da Malásia por 4 x 0 contra o Vietnã, em 10 de junho, pelas Eliminatórias da Copa da Ásia. Por meio do Comitê Disciplinar da entidade, sete jogadores e Federação da Malásia sofreram sanções por falsificação de documentos.
Os jogadores foram suspensos por um ano, além de multados em R$ 13 mil, aproximadamente. Já a Federação da Malásia terá que desembolsar R$ 2 milhões. As defesas de todos os envolvidos têm 10 dias para apresentar suas versões do ocorrido.
Leia também
-
Fifa vai pagar clubes com atletas convocados para Eliminatórias e Copa
-
Fifa revela nomes dos mascotes da Copa do Mundo 2026. Confira
-
Vídeo: Fifa divulga visual dos mascotes da Copa do Mundo de 2026
-
Seleção de refugiadas do Afeganistão disputará primeiro torneio Fifa
Os jogadores João Figueiredo, brasileiro naturalizado malaio com passagem pelas bases de São Paulo e Atlético Mineiro, e Imanol Machuca, nascido na Argentina que jogou pelo Fortaleza, fazem parte da lista de suspensos. Os outros estrangeiros naturalizados pelo país asiático são: Gabriel Felipe Arrocha, Facundo Tomás Garcés, Rodrigo Julián Holgado, Jon Irazábal Iraurgui e Hector Alejandro Hevel Serrano.
Na nota divulgada pela The Football Association of Malaysia (FAM), a entidade confirma o recebimento da decisão da Fifa, mas alegou que jogadores envolvidos e a própria FAM agiram de boa-fé no processo.
“A Fifa avaliou previamente as qualificações dos jogadores e confirmou oficialmente que eram elegíveis para jogar pela Malásia. A FAM recorrerá da decisão e utilizará todos canais e procedimentos legais disponíveis para que os interesses dos envolvidos sejam protegidos”, destacou a federação, em nota disponível em seu site.
Fonte: Metrópoles