O cantor Gilberto Gil deu início a mais um capítulo da turnê Tempo Rei na noite desse sábado (6/9), em Porto Alegre. Pontualmente às 21h14min, o cantor e compositor de 82 anos surgiu no palco do Estádio Beira-Rio para se apresentar diante de 30 mil pessoas, de acordo com a organização. Foram quase três horas de música,marcadas pela tradicional serenidade e competência em cada canção.
Leia também
-
Gilberto Gil faz reflexão sobre luto por Preta Gil: “A gente canta”
-
Gilberto Gil e Chico Buarque acusam ex-baixista do Pixies de plágio
-
Gilberto Gil resgata foto de Preta na infância: “Um mês de saudade”
-
Gilberto Gil volta aos palcos e emociona fãs com homenagem a Preta
O espetáculo foi o primeiro de grande porte desde a morte de Preta Gil, filha do artista, em julho. Ela morreu aos 50 anos em decorrência de um câncer. No repertório, sucessos como Palco, Refazenda e Expresso 2222 embalaram a plateia.
Assista ao vídeo:
Antes dessa apresentação, Gil fez apenas um show intimista no lançamento de uma marca de fast-fashion, quando escolheu cantar Drão — música feita para Sandra Gadelha, mãe de Preta. Durante o tratamento, a filha chegou a dividir a canção com o pai no show da turnê Tempo Rei em São Paulo, emocionando o público.
Em Porto Alegre, a memória desse momento voltou à tona quando Gil cantou novamente a faixa. Com a voz embargada, relembrou: “A última vez que a Pretinha cantou comigo, cantou essa música para a mãe dela”. A declaração arrancou lágrimas da plateia, que aplaudiu de pé.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Gilberto Gil durante o velório de Preta
Instagram/Reprodução2 de 4
Preta Gil e Gilberto Gil
Reprodução/Internet.3 de 4
“A mais espevitada”, recorda Gilberto Gil após morte de Preta
Instagram/Reprodução4 de 4
Gilberto Gil e Preta Gil
Reprodução/Redes sociais
Morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu 2m 20 de julho, aos 50 anos, após uma longa batalha contra o câncer. A notícia foi confirmada pela coluna Fábia Oliveira e pela assessoria da artista ao Metrópoles.
Preta foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023. Na época, ela procurou o hospital após sentir um incômodo e passou dias internada, passando por exames.
Foi constatado que a artista estava com adenocarcinoma — um tumor maligno que pode acometer vários órgãos, como pulmões, intestino, mama, próstata e estômago. Ela iniciou o tratamento na semana seguinte.
Em dezembro do mesmo ano, Preta comemorou a cura do câncer e o fim do tratamento. Entretanto, em agosto de 2024, anunciou o retorno da doença em outras partes do corpo. Desde então, a cantora passou por altos e baixo, chegando a buscar tratamento em Washington, nos Estados Unidos, onde morreu.
Fonte: Metrópoles