Governo enviará MP que corta imposto para fomentar datacenters amanhã (17)

O governo federal editará e enviará ao Congresso Nacional na quarta-feira (17) a MP (medida provisória) que cria a Política Nacional de Data Centers, batizada de ReData, disseram fontes próximas ao assunto à CNN.

O principal efeito do programa é zerar impostos federais (PIS, Cofins, IPI e tarifa de importação) sobre os equipamentos de informática usados na operação dos datacenters, com duração inicial de cinco anos.

O programa será limitado em 2026 e somente os investimentos em equipamentos de tecnologia da informação — como servidores, GPUs, switches e racks — terão alívio tributário.

Já as obras civis, sistemas de energia, refrigeração e exportações só terão tratamento especial a partir de 2027, quando entram em vigor as regras permanentes da reforma tributária.

A MP será editada em um momento de pressão global por infraestrutura digital, em meio ao avanço da inteligência artificial e à disputa internacional por atrair investimentos do setor.

O governo estima bilhões em aportes nos próximos anos e prevê o Brasil em rota para se tornar um polo regional de armazenamento e processamento de dados.

O programa também busca atrelar contrapartidas de sustentabilidade, como o uso de energia renovável e eficiência no consumo de recursos. O Brasil, segundo estudos recentes, é visto como potencial destino global de data centers por contar com abundância de fontes limpas de energia e espaço físico para expansão.

Homem é detido após esfaqueamento de três adolescentes no Japão

Um homem na casa dos 20 anos foi preso após três adolescentes terem sido esfaqueados no bairro turístico de Minami, em Osaka, por volta...

Casa Branca usa recursos da USAID para segurança de chefe do orçamento

O gabinete de orçamento da Casa Branca está utilizando milhões de dólares da antiga agência de ajuda externa dos EUA para pagar a segurança...

Cratera em expansão ameaça terras agrícolas na Indonésia

Uma enorme cratera na região central de Aceh, na Indonésia, aumentou para aproximadamente três hectares este ano, de acordo com a Agência de Energia...