Haddad: Contamos com sensibilidade do BC para baixar juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que conta com a “sensibilidade” do Banco Central para baixar a Selic, atualmente em 15% ao ano.

De acordo com o chefe da equipe econômica, a taxa básica de juros já está em um patamar “muito restritivo” e a atividade econômica está sentido “de forma expressiva”.

“O que nós aqui na Fazenda estamos vendo é que a atividade está sentindo. Está sentindo já de forma expressiva. E enfim, a gente conta com a sensibilidade do Banco Central”, afirmou Haddad em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no trecho gravado que foi ao ar na noite desta sexta-feira (5).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, na última terça-feira (2), que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro avançou apenas 0,4% no segundo trimestre de 2025.

Recuo — frente ao crescimento de 1,3% no primeiro trimestre — que foi puxado pela desaceleração do agronegócio e da indústria, setores que dependem da taxa básica de juros para obter crédito e rodar.

Na entrevista, Haddad pontuou que a inflação está em queda e vai continuar neste ritmo. No entanto, os juros estão atrapalhando o avanço nesses setores.

“A indústria, o comércio já estão sentindo. Então, precisa olhar. A autoridade monetária precisa olhar para isso com a sensibilidade que cabe a eles, o momento e tal, mas precisa olhar. Está pesando, está muito restritiva a taxa de juros”, destacou.

Fãs de Taylor lamentam ausência da cantora na NFL: “Gastei R$ 2 mil à toa”

A presença que todos esperavam no jogo entre Chargers e Chiefs não aconteceu: Taylor Swift não veio ao Brasil. Fãs da cantora esperavam que a...

Atriz da Netflix choca ao ter idade real revelada; veja reações

A atriz Nikki Rodrigues, conhecida por viver Jackie de “Minha Vida Com a Família Walter”, foi foco de uma polêmica nesta sexta-feira ao ter...

Lula afirma que Brasil não tem alinhamento com a China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (5) que não há um “alinhamento” entre Brasil e China, mas sim uma...