Haddad: Contamos com sensibilidade do BC para baixar juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que conta com a “sensibilidade” do Banco Central para baixar a Selic, atualmente em 15% ao ano.

De acordo com o chefe da equipe econômica, a taxa básica de juros já está em um patamar “muito restritivo” e a atividade econômica está sentido “de forma expressiva”.

“O que nós aqui na Fazenda estamos vendo é que a atividade está sentindo. Está sentindo já de forma expressiva. E enfim, a gente conta com a sensibilidade do Banco Central”, afirmou Haddad em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no trecho gravado que foi ao ar na noite desta sexta-feira (5).

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, na última terça-feira (2), que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro avançou apenas 0,4% no segundo trimestre de 2025.

Recuo — frente ao crescimento de 1,3% no primeiro trimestre — que foi puxado pela desaceleração do agronegócio e da indústria, setores que dependem da taxa básica de juros para obter crédito e rodar.

Na entrevista, Haddad pontuou que a inflação está em queda e vai continuar neste ritmo. No entanto, os juros estão atrapalhando o avanço nesses setores.

“A indústria, o comércio já estão sentindo. Então, precisa olhar. A autoridade monetária precisa olhar para isso com a sensibilidade que cabe a eles, o momento e tal, mas precisa olhar. Está pesando, está muito restritiva a taxa de juros”, destacou.

Veja momento em que Virginia descobre acidente da mãe durante live

Margareth Serrão, mãe de Virginia Fonseca, sofreu um acidente de carro e foi encaminhada ao hospital para passar por avaliação Fonte: Metrópoles

NFL: jogador do Texans é multado por mensagem pró-Palestina em jogo

Azeez Al-Shaair foi punido por usar mensagem política em campo; liga veta manifestações pessoais nos dias de partida Fonte: Metrópoles

Lesão na final da CAN pode tirar jogador de Marrocos da Copa do Mundo

Atacante de Marrocos, rival do Brasil na Copa, Igamane teve uma ruptura de ligamento cruzado anterior e pode perder a Copa do Mundo Fonte: Metrópoles...