Ícone do site O SERINGAL

IBGE: preços da indústria caem pelo 6º mês seguido

ibge:-precos-da-industria-caem-pelo-6o-mes-seguido

IBGE: preços da indústria caem pelo 6º mês seguido

Os preços da indústria nacional caíram 0,30% em julho, frente a junho (-1,27%). Esta é a sexta variação negativa consecutiva após uma série de 12 resultados positivos em sequência, entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano.

As estatísticas fazem parte do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (5/9). Em julho de 2024, a variação mensal foi de 1,53%.

Nos últimos 12 meses, o IPP acumula alta de 1,36% e o acumulado do ano ficou em -3,42%.

O que é o IPP

Em julho, os preços de 12 das 24 atividades industriais apresentaram variações negativas de preço quando comparadas ao mês anterior. Em junho, por exemplo, 14 atividades haviam apresentado menores preços médios em relação a maio.

Leia também

Murilo Alvim, gerente do IPP, avalia que o recuo do índice veio “em um patamar menos intenso do que os observados em junho”. Segundo ele, ao observar as atividades pesquisadas, “há um equilíbrio entre quedas e altas de preços”.

Confira os setores industriais que contribuíram para o resultado de julho:

Alvim destaca que o resultado negativo de alimentos foi a responsável pelo IPP ficar negativo em julho. “Excluindo os alimentos, as demais atividades tiveram, somadas, uma influência positiva, de 0,03 ponto, ou seja, grande parte dos motivos para o IPP permanecer no campo negativo em julho vem da queda dos alimentos”, observa ele.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile