Ironia: em 2 de setembro de 2021, Bolsonaro sancionava a lei que vai condená-lo

Há quatro anos, em 2 de setembro de 2021, o então presidente da República Jair Bolsonaro publicou no Diário Oficial a reformulação da Lei de Segurança Nacional (lei 14.197/21). Curiosamente, neste 2 de setembro de 2025, tem início no STF julgamento por meio do qual esta mesma lei pode ser usada para condená-lo.

O texto trata de crimes contra o Estado Democrático de Direito e de atentado à soberania nacional. O ex-presidente responde na Justiça por liderar engrenagem criminosa voltada à tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
A acusação é de cinco crimes distintos, entre eles abolição violenta do Estado Democrático de Direito, (art. 359-L do CP, incluído pela lei 14.197/21).

Também incluído pela mesma lei está o crime de tentar depor, por meio de violência e grave ameaça, o governo legitimamente constituído (art. 359-M do CP).

Bolsonaro também responde por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, liderança de organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União, e deterioração do patrimônio tombado.

Gundogan, ex-Manchester City, é anunciado pelo Galatasaray

Ilkay Gundogan foi anunciado, nesta terça-feira (2/9), como novo reforço do Galatasaray. O meio-campista de 34 anos deixa o Manchester City e assina com...

Ítalo Ferreira parabeniza Yago Dora na web após título mundial da WSL

Yago Dora conquistou, nessa segunda-feira (1°/9), em Fiji, o primeiro título mundial de surfe da carreira. Ítalo Ferreira caiu na segunda bateria e terminou...

Conselho Deliberativo afasta presidente e diretoria do CSA-AL

A presidente do CSA-AL, Mirian da Silveira Monte, e a diretoria executiva do clube foram afastadas pelo Conselho Deliberativo do time alagoano, de maneira...