Manifestantes se reuniram nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro nesse domingo (21/9). Diversos artistas marcaram presença nos atos e a ausência de Ivete Sangalo gerou revolta nas redes sociais. Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan estiveram entre os mais de 40 mil manifestantes em Copacabana, no Rio de Janeiro, por exemplo.
Nas redes, usuários se decepcionaram com a falta de posicionamento da artista sobre as propostas. Um fã da cantora publicou um texto expressando frustração diante da silêncio de Ivete e acumulou mais de duas mil curtidas no post.
Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil cantam em protesto contra PEC da Blindagem – Metrópoles
Reprodução/ Vídeo
Ivete Sangalo
Reprodução
Daniela Mercury canta em ato contra a PEC da Blindagem – Metrópoles
Reprodução/ Vídeo
Tércio Teixeira
Ivete Sangalo
Reprodução
Ato na Paulista contra anistia e PEC da Blindagem tem artistas e políticos de esquerda
Valentina Moreira/Metrópoles
“Ver artistas consagrados tomando para si a responsabilidade, enquanto de você, com mais de 30 anos de trajetória irretocável, só vem o vácuo, é devastador”, escreveu. “Dói o silêncio. Dói o vazio. Dói ainda mais, e com culpa de quem a acompanha há tanto tempo, a possibilidade de se permitir duvidar e questionar: será que cala porque prefere apanhar dos dois lados em silêncio? Ou simplesmente porque não se importa? Qualquer uma dessas hipóteses é dolorosa.”
Leia também
-
Marido de Ivete Sangalo emociona ao se despedir da avó, dona Iracema
-
Justiça toma decisão sobre disputa entre Ivete Sangalo e Grupo Clareou
-
Justiça rejeita pedido do Grupo Clareou contra Ivete Sangalo; entenda
-
Grupo Clareou volta a falar sobre treta com turnê de Ivete Sangalo
A ausência de Ivete também gerou comparações com outros artistas baianos, principalmente Daniela Mercury, que participou das manifestações em Salvador ao lado de Wagner Moura e Nanda Costa. “De fato, no reino do axé, Daniela Mercury é a que mais faz”, comentou um internauta.
E mainha hein? SEMPRE ISENTA.
Nenhum piu sobre pec da bandidagem, será que os posicionamentos só foi pra lacrar em cima da Claudia Leitte? Até pq Ivete sempre teve posicionamentos a direita. De fato no reino do axé, Daniela Mercury é a que mais faz. pic.twitter.com/jZ7WxJ7kFs— Yvo Risto
(@yvoristofen) September 22, 2025
Me surpreende muito a covardia de Ivete, a mulher não se posicionou em nada no atual cenário, o silêncio fala muito, e não apenas sobre ela, mas também sobre vários outros nomes da música baiana. A Bahia resiste, viva Daniela, a maior em todos os sentidos! #PECdaBandidagemNAO pic.twitter.com/13MZkRV0Bv
— Julinho (@oxejulio) September 21, 2025
Internautas também resgataram participações de Ivete em eventos políticos anteriores, como no movimento Cansei, em 2007, que pedia combate à corrupção e terminou com vaias de “Fora, Lula!”.
OMISSA! Ivete Sangalo se faz de maluca e ignora completamente os protestos em prol do fim da pec da bandidagem. A artista que participou dos protestos contra dilma em 2014 e o movimento “cansei” contra lula, curtiu um post no Instagram para despistar. Talvez isso ajude! pic.twitter.com/K7McDYiuFw
— . (@roitmando) September 21, 2025
Sempre me vem à mente esse vídeo do período da pandemia. O Bolsonaro no ápice das falas medonhas sobre a COVID e sobre as urnas eletrônicas. Daniela Mercury super necessária levando essa pauta para a rede nacional e Ivete o tempo inteiro cortando Danielapic.twitter.com/jYdEtdtpLi
— . (@a_n_d_rr) September 22, 2025
O único sinal recente da cantora foi uma curtida no anúncio da participação do cantor Lenine nas manifestações de esquerda no Rio de Janeiro. “Curtiu um post no Instagram para despistar”, comentou um seguidor.
No meio artístico, a ausência da cantora também repercutiu. O ator Tuca Andrada, crítico ferrenho de Jair Bolsonaro, ironizou a falta de posicionamento de alguns músicos. “Alguém sabe da Ivete Sangalo? E do Carlinhos Brown? Estão sumidos, né? Está tudo bem com eles? De repente fiquei preocupado”, publicou.
A equipe de Ivete Sangalo foi procurada, mas não havia se manifestado até a publicação desta matéria.
Veja também:
Fonte: Metrópoles