O líder norte-coreano Kim Jong-un disse que o país apresentará uma política de avanço conjunto das armas nucleares e do poderio militar convencional durante o próximo congresso de seu partido, informou a mídia estatal KCNA neste sábado (13).
Ao inspecionar os centros de pesquisa de armas na quinta (11) e sexta-feira (12), Kim disse que “o 9º Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia apresentará a política de impulsionar simultaneamente a construção de forças nucleares e forças armadas convencionais no campo da construção da defesa nacional”, disse a KCNA.
Kim também supervisionou na sexta-feira (12) um exercício de tiro das Forças Armadas norte-coreanas e inspecionou o local de construção de um hospital, informou a KCNA.
A enxurrada de atividades domésticas de Kim ocorre após sua visita a Pequim no início do mês para um evento multilateral e reuniões com líderes como o presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin, que elevaram seu perfil internacional.
Enquanto isso, um comentário da KCNA criticava duramente um exercício militar de simulação em conjunto pelos EUA e pela Coreia do Sul previsto para a semana que vem, chamando-o de “exercício de guerra nuclear” e afirmando que ele justifica o avanço da postura nuclear da Coreia do Norte.