O brasileiro João Fonseca fará sua estreia na Laver Cup nesta sexta-feira (19), às 23h (de Brasília), onde enfrentará o italiano Flavio Cobolli. Esta será a primeira participação do tenista de 19 anos no evento, que reúne alguns dos principais nomes da modalidade no planeta.
Fonseca faz parte do Time Mundo, ao lado dos norte-americanos Taylor Fritz, Alex Michelsen e Reilly Opelka, do argentino Francisco Cerúndolo e do australiano Alex de Minaur. Eles encaram o Time Europa, composto por nomes como Carlos Alcaraz, Alexander Zverev e Holger Rune.
Entenda o formato da competição
A Laver Cup está na sua oitava edição e, em 2025, será realizada na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Até o próximo domingo (21), os dois times se enfrentam e a equipe que alcançar 13 pontos primeiro será a grande vencedora.
Os confrontos do primeiro dia de competição valem um ponto cada, enquanto os duelos do segundo e terceiros valem, respectivamente, dois e três pontos.
Todos os duelos serão realizados em uma melhor de três sets. Caso o Time Mundo e o Time Europa terminem empatados em 12 a 12, uma final de duplas será realizar para definir o campeão.
Partidas do primeiro dia da Laver Cup
Casper Ruud, da Noruega, e Reilly Opelka, dos Estados Unidos, abrem a Laver Cup às 17h. Na sequência, o tcheco Jakub Mensik, campeão do Masters 1000 de Miami, encara o norte-americano Alex Michelsen.
Iniciando a sessão da noite do evento, João Fonseca terá pela frente o italiano Flavio Cobolli, atual número 25 do mundo. Eles já se enfrentaram uma única vez, quando Cobolli eliminou o brasileiro na primeira rodada do ATP 500 de Halle, em junho.
Fechando o dia, Alcaraz e Mensik medirão forças em uma partida de duplas com Michelsen e Taylor Fritz. Os confrontos de sábado (20) e domingo (21) ainda não foram definidos.
A Laver Cup terá transmissão da ESPN (TV fechada) e do Disney+ (streaming).
Djokovic diz que deseja ser técnico de João Fonseca após se aposentar