João Fonseca explicou, nessa quinta-feira (18), a razão de não ter aceitado o convite para participar da Laver Cup em 2024. Antes de estrear na edição de 2025, diante de Flávio Cobolli, o brasileiro comentou sobre a recusa no ano passado.
“Me sinto mais confiante, mais à vontade para vir. No ano passado, eu não estava pronto para isso. Eu era um garoto de 18 anos, sem experiência em grandes estádios e enfrentando grandes nomes”, disse o carioca.
Agora, já consolidado entre os 50 melhores tenistas do mundo, no top 42 do ranking da ATP, Fonseca se vê preparado para o desafio.
“Estou mais maduro, mais experiente nessas circunstâncias. Não sou mais apenas uma promessa; agora estou mais consolidado, com um ranking no top 50. Vai ser muito legal”, finalizou o jovem.
O confronto de João Fonseca com Cobolli ocorrerá às 23h (de Brasília) desta sexta-feira (19), em San Francisco, nos Estados Unidos.
João Fonseca na Laver Cup
O torneio ocorrerá entre os dias 19, 20 e 21 de setembro. Roger Federer é um dos embaixadores do evento. Inclusive, foi na primeira edição, em 2022, que o suíço jogou tênis profissional pela última vez.
O top 1 do Brasil integrará o Time Mundo no torneio. Alguns destaques do tênis muncial enfrentarão o Time Europa.
Na competição, Fonseca estará ao lado de atletas como Taylor Fritz, Alex Michelsen, Reilly Opelka (os três dos Estados Unidos), Francisco Cerundolo (Argentina) e Alex de Minaur (Austrália), sob a liderança de Andre Agassi.
O Time Europa, por sua vez, será composto por Carlos Alcaraz, Alexander Zverev, Holger Rune, Casper Ruud, Jakub Mensik e Flavio Cobolli. Eles serão capitaneados pelo francês Yannick Noah.
Modo de disputa
As partidas de simples e duplas são disputadas em três sets, com as pontuações comuns do tênis. Em caso de empate nos dois primeiros sets, o terceiro é um desempate por 10 pontos.
São 12 partidas ao todo, sendo que o time que atingir 13 pontos primeiro torna-se o campeão. Em caso de empate em 12 a 12, um duelo final de duplas é jogado como um set regular com pontuação de desempate.
Os confrontos são determinados pela troca de cartões de escalação pelos capitães.
Veja horários e programação do primeiro dia da Laver Cup
Dia 1 – 19 de setembro (sexta-feira)
- 17h: Ruud x Opelka
- Em seguida: Mensik x Michelsen
- 23h: Fonseca x Coboli
- Em seguida: Alcaraz e Mensik x Fritz e Michelsen
João Fonseca atinge torcedora, se desculpa e a presenteia em Wimbledon