O líder do PL (Partido Liberal) na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse, nesta segunda-feira (22), após encontro com Jair Bolsonaro (PL) que o ex-presidente está esperando que o Congresso “possa avançar com a questão da anistia”.
“Conversamos bastante sobre muita coisa, sobre política. Ele está esperando que a gente possa avançar com a questão da anistia, ele tem muita confiança no trabalho da Câmara e do Senado”, afirmou o deputado.
Segundo Sóstenes, nesta terça-feira (23), seu partido deve se reunir com o relator do PL (Projeto de Lei) da Anistia, Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
“Amanhã está marcado com o Paulinho e com a bancada do PL, às 15h, para a gente começar a discutir o texto.”
O deputado declarou, ainda, que a estratégia da bancada será “sensibilizar” o relator a respeito da pauta.
Para o parlamentar, Paulinho precisa ter “sensibilidade com a pauta”, pois tem a missão de “fazer a justiça que não houve no julgamento”.
“A nossa estratégia primeiro é sensibilizar o relator, eu quero fazer um apelo ao relator para que ele possa visitar comigo pelo menos duas famílias de presos políticos.”
“Eu acho que o relator é a pessoa que mais precisa ter sensibilidade com essa pauta, ele tem uma missão de, no meu ponto de vista, fazer justiça que não houve no julgamento”, prosseguiu.
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto, por descumprimento de medidas cautelares. Bolsonaro só pode receber visitas sob a autorização do STF (Superior Tribunal Federal).
No começo de setembro, o ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
*Sob supervisão de Leandro Bisa