Lupi sobre depoimento à CPMI do INSS: “Consciência e alma tranquilas”

O ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi afirmou à CNN nesta quinta-feira (4) que está com a “consciência e alma tranquilas” para prestar depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Lupi irá à comissão na próxima segunda-feira (8). A presença dele, que foi confirmada na reunião do colegiado desta quinta, já era aguardada pelos integrantes da CPMI que apura as fraudes nas contas de aposentados e pensionistas.

Os escândalos dos descontos fraudulentos levaram ao afastamento de Lupi do primeiro escalão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em 2023, Lupi escolheu Alessandro Stefanutto para presidir o INSS – que também pediu afastamento após a CGU (Controladoria-Geral da União) e a PF (Polícia Federal) deflagrarem a operação contra o esquema nacional de descontos associativos.

De acordo com a PF, os descontos foram identificados em aposentadorias e pensões não autorizados. Esses valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que pediu a intimação de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e de Mauricio Camisotti para que os dois compareçam à comissão na próxima quinta-feira (11).

Sabrina Sato atualiza estado de saúde do pai, diagnosticado com câncer

A apresentadora Sabrina Sato, 43, atualizou o estado de saúde de seu pai, Omar Rahal, 76, que passou por uma cirurgia em agosto após...

Colonos israelenses incendeiam mesquita em onda de ataques na Cisjordânia

Colonos israelenses incendiaram uma mesquita e a picharam na Cisjordânia ocupada nesta quinta-feira (13), de acordo com as autoridades palestinas. A ação faz parte de...

Rodoanel: drones registram ação da polícia durante suspeita de bomba; veja

Drones da Polícia Militar registraram o momento em que agentes do Esquadrão do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) atenderam a ocorrência de suspeita...