A MotoGP conheceu nesse domingo (29/9) o campeão da temporada 2025. O espanhol Marc Márquez faturou o sétimo título da categoria no Grande Prêmio do Japão. O piloto não conquistava o campeonato desde 2019.
Os seis títulos iniciais, o primeiro deles como estreante (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019), que deram início a dinastia do espanhol na categoria, foram com a Honda. No entanto, um acidente que resultou em uma fratura no braço mudou tudo.
Por conta das inúmeras quedas, Márquez também teve uma lesão no ombro, outra na mão e um problema de visão dupla. O piloto precisou passar por cirurgias e terapias conservadoras para voltar de forma plena às pistas.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Marc Márquez conquistou o título de 2025 da MotoGP.
Stephen Blackberry/SOPA Images/LightRocket via Getty Images2 de 3
Piloto venceu 11 corridas na temporada.
Mirco Lazzari gp/Getty Images3 de 3
Márquez é heptacampeão da categoria.
Stephen Blackberry/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Márquez saiu da Honda para a Gresini em 2024. Contudo, em preparação para a temporada 2025, o piloto surpreendeu o mundo da moto velocidade, quando decidiu assinar com a tradicional Ducati, que vinha de dois títulos recentes com Francesco Bagnaia, em 2022 e 2023.
Com 11 vitórias na temporada, Marc Márquez conquistou o título de 2025, o 7º da carreira, com um 2º lugar no Grande Prêmio do Japão, faltando cinco etapas para o fim da temporada.
“Não quero lembrar o que passei, só quero aproveitar o momento. Foi superdifícil, mas agora estou em paz comigo mesmo. Cometi um erro na carreira ao voltar cedo demais. Lutei, lutei e venci outra vez. Agora estou em paz”, disse Márquez, após o GP do Japão.
Com a conquista, Marc Márquez iguala Valentino Rossi, outra lenda da Moto GP com sete títulos. Os dois ficam atrás somente de Giacomo Agostini, que dominou a categoria nas décadas de 1960 e 1970.
Números de Marc Márquez na temporada da Moto GP até aqui
- 11 vitórias – Tailândia, Argentina, Catar, Aragão, Itália, Países Baixos, Alemanha, Tchéquia, Áustria, Hungria e San Marino;
- Três vezes 2º lugar – França, Catalunha e Japão;
- Uma vez 3º lugar – Reino Unido.
Fonte: Metrópoles