Ícone do site O SERINGAL

Meia Maratona Metrópoles: veja dicas de suplementação para as provas

meia-maratona-metropoles:-veja-dicas-de-suplementacao-para-as-provas

Meia Maratona Metrópoles: veja dicas de suplementação para as provas

Nos dias 13 e 14 de setembro, Brasília irá receber a Meia Maratona Metrópoles. A competição contará com provas de corrida de rua com distâncias de 5km, 10km, 21km e uma categoria Kids, de 1km. Para se preparar da melhor forma, a nutricionista Juliana Andrade deu dicas sobre suplementação para antes, durante e depois das disputas.

As inscrições para participar da disputa já estão abertas. Os competidores podem garantir seu lugar na prova por este link.

Faça sua inscrição!

Meia Maratona Metrópoles é uma realização do Inbras, do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social (IDS) e do Sol Nascente, com apoio da Secretaria de Turismo.

2 imagensFechar modal.1 de 2

Arte/Metrópoles2 de 2

Arte/Metrópoles

Nutricionista dá dicas sobre suplementação para as provas

A nutricionista Juliana Andrade explicou a melhor maneira de usar a suplementação para as provas. Na semana que antecede a competição, nutrientes como creatina, cafeína e eletrólitos podem ser aliados. Vale ressaltar que é fundamental respeitar o que já foi testado nos treinamentos para evitar surpresas no dia do evento.

A profissional declarou que os momentos que antecedem as provas, seja no dia, seja na véspera, não devem ser de experimentação. “É preciso manter apenas aquilo que já foi usado com segurança nos treinos, reduzindo riscos de reações adversas”, disse.

Já durante a competição, o objetivo é manter energia constante e evitar a queda de performance. A recomendação é apostar em carboidratos de rápida absorção — como géis, sachês de mel, frutas desidratadas ou bebidas esportivas — em intervalos regulares.

“Em provas longas, a hidratação com eletrólitos é indispensável para repor sais minerais perdidos no suor e prevenir câimbras”, disse.

Para o pós-prova, a nutricionista comenta sobre o uso da suplementação para a recuperação, que exige reposição de energia, reconstrução muscular e reidratação.

“A combinação de carboidratos e proteínas logo após a prova é essencial — exemplos práticos incluem iogurte com frutas, sanduíche com ovos ou frango desfiado, suplementos como whey protein associado a uma fonte de carboidrato como a palatinose”, acrescentou.

Por fim, Juliana explicou que alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e vegetais coloridos, ajudam a reduzir a inflamação muscular. “Entre os suplementos, a creatina, a glutamina e os eletrólitos auxiliam na recuperação, dentre outros, e sempre ajustados às necessidades individuais de cada atleta”, completou.

Confira o percurso

3 imagensFechar modal.1 de 3

Arte/ Metrópoles2 de 3

Arte/ Metrópoles3 de 3

Arte/ Metrópoles

Cronograma do evento

A Meia Maratona Metrópoles começa no dia 13 de setembro, um sábado. Haverá entrega de kits, entre 10h e 15h30. Além disso, acontecerão as corridas da categoria kids.

Já no domingo, estão marcadas as provas principais, com a concentração de atletas iniciando às 6h, com a largada da prova principal, de 21 km, às 6h30.

2 imagensFechar modal.1 de 2

Arte/Metrópoles2 de 2

Arte/Metrópoles

Confira os horários:

Sábado – 13 de setembro

Domingo – 14 de setembro

Regulamento geral

Categorias:

Geral:

Confira o regulamento:
Participação:

Idade mínima e autorização:

Responsabilidade e declaração médica:

Reembolso e premiação:

Metrópoles Endurance

Meia Maratona Metrópoles é mais uma atração do Metrópoles Endurance e chega ao DF após o sucesso do Cycling, realizado nos dias 16 e 17 de agosto, além das disputas de aquathlon, triatlo, natação em águas abertas, ocorrido no último fim de semana de julho.

.m-content .teads-inread, .m-content .m-banner-wrap {display: none !important;}

 


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile