Morre o cantor Marquinho PQD, parceiro de Arlindo Cruz, aos 66 anos

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido como Marquinho PQD, faleceu nesta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. O artista estava internado há alguns dias e a morte dele foi confirmada pela sua equipe nas redes sociais.

“Nosso mestre será eternamente lembrado, por sua humildade, simpatia e muitas canetadas inesquecíveis”, diz a publicação.

A causa da morte ainda não foi informada. Segundo a equipe do artista, detalhes sobre velório e sepultamento serão divulgados nos próximos dias.

 

Legado no samba

Com uma carreira marcada por grandes parcerias, Marquinho deixou músicas que se tornaram sucessos na voz de importantes nomes do samba. Foi parceiro de Arlindo Cruz, que faleceu em agosto deste ano, com quem lançou diversas canções. Entre os destaques estão “Deixa Clarear”, “Silêncio no Olhar” e “Quem Sabe de Mim Sou Eu”, interpretada por Arlindo e escrita em parceria com Sombrinha.

No início de sua trajetória, em 1983, o grupo Fundo de Quintal gravou “Fases do Amor”. No ano seguinte, Beth Carvalho interpretou “Coração Feliz”, ambas de autoria do compositor. Outros grandes nomes, como Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e o grupo Revelação, também lançaram obras de Marquinho.

Repercussão

A escola de samba Império Serrano, da qual o artista era parceiro, lamentou a perda em nota publicada nas redes sociais.

“Grande amigo da nossa escola, Marquinho esteve inúmeras vezes em nossa quadra, levando seu talento, sua alegria e sua voz marcante ao nosso povo”, escreveu a agremiação, que também destacou sua parceria com Arlindo Cruz em obras “inesquecíveis que fortaleceram ainda mais a história da música e do samba.”

O cantor Péricles, ex-integrante do grupo Exaltasamba, comentou: “Desde a primeira vez que nós, lá no Exaltasamba, sonhamos em ser artistas, ele já contribuía com a nossa trajetória. Jamais será esquecido.”

Zeca Pagodinho, grande intérprete do artista, repostou uma imagem e comentou: “Descanse em paz, mestre!”.

Sombrinha, amigo e parceiro de composições, escreveu: “Meus sinceros sentimentos. Descanse em paz, amigo.”

*Sob supervisão de AR.

Caged: Brasil abre 147 mil empregos formais em agosto

O Brasil abriu 147.358 vagas de emprego formal em agosto, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (29/9)...

Pix: BC se pronuncia após instabilidade no sistema de pagamentos

O Banco Central informou, nesta segunda-feira (29/9), que a instabilidade do sistema do Pix foi causada “por questões técnicas no mecanismo de consulta às...

Processo, desculpas e cirurgia: os desdobramentos da briga Popó x Wanderlei

A briga generalizada que marcou o fim da luta entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva no Spaten Fight Night 2, em São Paulo,...