O compositor vencedor do Grammy Brett James morreu em um acidente com um avião de pequeno porte nos Estados Unidos nesta semana, aos 57 anos. Considerado um dos compositores mais requisitados da indústria, ele já trabalhou com grandes nomes, principalmente no gênero country.
A aeronave, registrada em nome de James, decolou do Aeroporto John C Tune em Nashville na tarde de quinta-feira (18) e teria caído em um campo em Franklin, Carolina do Norte, a aproximadamente 435 quilômetros a sudeste de Nashville, por volta das 15h.
James ganhou o Grammy de Melhor Canção Country em 2006 por co-escrever “Jesus, Take the Wheel” para Carrie Underwood, e já trabalhou com outras megaestrelas da indústria musical.
Foi ele quem co-escreveu “A Perfectly Good Heart” de Taylor Swift, “Scars on This Guitar”, “Touch of Grey” e “What Do You Got”, de Bon Jovi, “Out Last Night” de Kenny Chesney, além de diversos outros sucessos do country.
Suas mais de 500 canções aparecem em álbuns que venderam conjuntamente mais de 110 milhões de cópias, segundo a Associação Internacional de Compositores de Nashville.
Em 2020, James foi eleito para o Hall da Fama dos Compositores de Nashville. Ele também era proprietário da editora musical Cornman Music e atuava no conselho da Associação de Música Country e como curador nacional da Recording Academy, de acordo com a Sinfônica de Nashville.