Ícone do site O SERINGAL

Norma que obriga fintechs a informar movimentações terá retroatividade

norma-que-obriga-fintechs-a-informar-movimentacoes-tera-retroatividade

Norma que obriga fintechs a informar movimentações terá retroatividade

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou, nesta quarta-feira (3/9), que a norma que obriga as fintechs de prestar informações sobre as movimentações financeiras no mesmo nível dos bancos será feita de forma retroativa. Segundo ele, os dados serão coletados desde janeiro deste ano. A instrução normativa foi publicada na última sexta-feira (28/8).

“Se integrantes do crime organizado estavam aliviados de que ficariam fora, nós conseguimos agora com o apoio do Legislativo e da população da opinião pública, republicar aquela instrução normativa e vamos pedir todas as informações desde janeiro”, declarou o secretário durante sessão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para debater pontos da “Operação Carbono Oculto”, deflagrada contra um esquema de lavagem de dinheiro e de fraudes no setor de combustíveis.

O objetivo, de acordo com Barreirinhas, é “fechar essa brecha, esse paraíso fiscal que se criou pela conjugação de instituições de pagamento com fundos de investimento”.

Operação Carbono Oculto

Separar o “joio do trigo”, diz Barreirinhas

O secretário ainda reforçou a necessidade de não “cair no erro” de generalizar a operação de combate aos braços financeiros do crime organizado. De acordo com ele, há fintechs que “prestam excelente serviço para a população brasileira”.

Para ele entanto, é necessário “separar o joio do trigo” para que o ecossistema de fintechs “não seja contaminado por essas empresas que se prestaram a serem instrumentalizadas pelo crime organizado”.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile