Ícone do site O SERINGAL

Nova onda de calor chega ao Brasil nesta quinta (18)

nova-onda-de-calor-chega-ao-brasil-nesta-quinta-(18)

Nova onda de calor chega ao Brasil nesta quinta (18)

Uma nova onda de calor deve atingir diversas regiões do país a partir desta quinta-feira (18), elevando as temperaturas e reduzindo os índices de umidade do ar.

Segundo a Climatempo, a intensificação de uma área de baixa pressão no interior do continente vai favorecer o fluxo de umidade vindo do Norte, o que deve provocar instabilidades no Sul e manter o tempo seco e quente em outras partes do Brasil.

No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva devem se espalhar ao longo da tarde, podendo variar de moderada a forte intensidade e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Porto Alegre deve registrar calor e céu parcialmente nublado, enquanto a faixa litorânea terá rajadas de vento entre 51 e 70 km/h, mesmo sem chuva.

Em Santa Catarina e no Paraná, o predomínio será de tempo firme, com sol e temperaturas elevadas. No interior paranaense, as máximas podem superar os 35°C, e há alerta para umidade em níveis críticos à tarde, especialmente no norte e noroeste do estado.

Veja máximas da Região Sul para hoje:

No Sudeste, a circulação de ventos próximos à costa mantém o tempo instável no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, com céu encoberto e pancadas de chuva fracas. Enquanto, no litoral paulista, pode chover de forma isolada. No interior de São Paulo, o tempo permanece seco, com risco de incêndios florestais. Em Minas Gerais, há chance de pancadas isoladas à tarde.

Veja máximas da Região Sudeste para hoje:

Para o Centro-Oeste, a umidade que vem do Norte mantém o risco de temporais no norte e oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Goiás e Distrito Federal seguem com possibilidade de chuva isolada, que pode vir acompanhada de raios e ventos.

Veja máximas da Região Centro-Oeste para hoje:

O Nordeste terá instabilidades concentradas na faixa litorânea, intercalando momentos de sol e chuva. No interior, o calor intenso e a baixa umidade permanecem, aumentando o risco de queimadas.

Veja máximas da Região Nordeste para hoje:

Já o Norte, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuva no Amazonas, Roraima e Rondônia, com possibilidade de temporais isolados. Acre e cidades do oeste do Pará também podem ter precipitações. Já Amapá e Tocantins seguem com sol e tempo firme.

Veja máximas da Região Norte para hoje:

Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores

Sair da versão mobile