Ícone do site O SERINGAL

O Grande Debate: Julgamento de Bolsonaro é vingança política ou justiça?

o-grande-debate:-julgamento-de-bolsonaro-e-vinganca-politica-ou-justica?

O Grande Debate: Julgamento de Bolsonaro é vingança política ou justiça?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta segunda-feira (1º), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado é vingança política ou justiça.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos), que foi vice-presidente de Bolsonaro, defende que o julgamento no STF do núcleo 1 do plano de golpe de Estado não é “apenas um simples processo jurídico”, mas uma “vingança política”.

Cardozo entende que não há vingança.

“Quem são os vingadores? Se dirá que Alexandre de Moraes é o principal, só que as decisões que ele toma são tomadas em conjunto com os outros pares da Turma. Bom, então os vingadores são o STF, mas a Polícia Federal é que fez a investigação, que é um órgão autônomo, pertence ao Executivo e atua com absoluta independência funcional dentro desse campo”, disse.

“O Ministério Público, outro órgão autônomo e independente, é quem endossou as investigações da Polícia Federal, então fariam parte STF, PF e MP”, ironizou.

Coppolla defende que o processo contra Bolsonaro não é justo.

“É justo que um homem seja julgado pela suposta vítima dos seus crimes? E é justo que um homem, sem cargo público, seja julgado por um tribunal antes reservado apenas a autoridades? É justo que um homem público seja julgado por antigos aliados do seu maior
opositor?”, questionou.

“Você acha que isso tudo que foi colocado é a mais justa aplicação da lei ou são atos de vingança? Se for vingança, eu lamento o destino daqueles que hoje estão se vingando porque, como ensina a sabedoria popular, ‘aquele que embarca numa jornada de vingança tem que cavar duas covas’”, concluiu.

Sair da versão mobile