O São Paulo tem uma missão difícil para avançar às semifinais da Copa Libertadores: reverter um placar adverso de 2 a 0 contra a LDU, do Equador. O técnico Hernán Crespo sabe o que o time precisa para buscar o resultado.
De acordo com o treinador, o segredo é manter o nível de atuação do primeiro jogo — apesar da derrota. Com uma diferença: converter as chances criadas.
O São Paulo finalizou 11 vezes contra sete da LDU, sendo quatro chutes certos diante de cinco do adversário, segundo estatísticas da plataforma “Sofascore”. Rafael fez quatro defesas, e Gonzalo Valle pegou três finalizações.
Portanto, faltou eficiência ao Tricolor para obter um resultado melhor. O time teve 0,79 de xG (quantidade de gols que um time deveria ter marcado em média com base no número e na qualidade das finalizações realizadas) contra 0,69 dos equatorianos.
Crespo pretende trabalhar para o São Paulo evoluir nas finalizações e buscar o resultado no Morumbis. Ele também acredita na força do time jogando em casa, onde o Tricolor não perdeu sob o comado do técnico em 2025.
“Tivemos ocasiões e não finalizamos corretamente. Acho que a maneira que o time está jogando em casa, com a força do torcedor… Temos que fazer o mesmo jogo, mas concretizar, fica mais fácil. Eles aproveitaram muito bem”, analisou.
“Está claro que não merecemos esse resultado, acho que foi injusto. Mas o que eu acho não importa, temos que aceitar. A tranquilidade que criamos ocasiões, chances de gol. Não convertemos, faz parte. A gente acredita. Mata-mata são 180 minutos, o próximo é no Morumbis e temos que acreditar”, seguiu.
O atacante Luciano, por exemplo, teve pelo menos duas chances claras para marcar, mas desperdiçou. Ele lamentou a falta de eficiência.
“Não posso perder um gol assim. Neste tipo de gol, numa fase final assim, jogo complicado, qualquer gol nos ajudaria, facilitaria para o jogo de volta. Infelizmente hoje não aconteceu, agora é trabalhar para, se Deus quiser, na quinta-feira que vem saírem os gols, e a gente classificar”, disse o camisa 10.
São Paulo x LDU
A segunda partida entre São Paulo e LDU acontecerá no Morumbis, na próxima quinta-feira (25), às 19h (de Brasília). Quem avançar enfrentará Palmeiras ou River Plate, da Argentina, nas semifinais. O Verdão venceu o primeiro jogo, em Buenos Aires (ARG).
Neste domingo (21), o Tricolor terá clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, às 20h30, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.