Obama chama morte de ativista de “horrível” e elogia governador de Utah

O ex-presidente Barack Obama comentou sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk durante um discurso na noite de terça-feira (16) em Erie, Pensilvânia, dizendo que “independentemente de onde você esteja no espectro político, o que aconteceu com Charlie Kirk foi horrível e uma tragédia”.

“Olha, obviamente eu não conhecia Charlie Kirk”, disse Obama, segundo a transcrição divulgada por seu gabinete à CNN. “Eu conhecia, de forma geral, algumas de suas ideias. Acho que essas ideias estavam erradas, mas isso não muda o fato de que o que aconteceu foi uma tragédia, e lamento por ele e por sua família.”

Obama continuou: “Ele era um jovem com dois filhos pequenos e uma esposa — e, obviamente, um grande número de amigos e apoiadores que se importavam com ele. Por isso, precisamos ter empatia com as pessoas em seu período de luto e choque.”

Obama foi o principal orador em um evento da Jefferson Educational Society, uma organização sem fins lucrativos com sede em Erie, e falou longamente sobre as crescentes preocupações com a violência política nos últimos anos, afirmando que o país está em um “ponto de inflexão.”

“O que aconteceu, como você mencionou, com os legisladores estaduais em Minnesota, é horrível. É uma tragédia”, disse Obama, referindo-se ao assassinato da deputada estadual de Minnesota, Melissa Hortman, e de seu marido em junho, em uma série de ataques que também feriram gravemente um senador estadual. “E não há ‘se’ ou ‘mas’ sobre isso, o princípio central do nosso sistema democrático é que devemos ser capazes de discordar e ter debates às vezes muito acalorados sem recorrer à violência.”

Durante seu discurso, Obama também elogiou o governador republicano de Utah, Spencer Cox, pela resposta à morte de Kirk e à caçada que se seguiu, dizendo estar “muito impressionado” com “a forma como ele abordou algumas dessas questões.”

“Ele é um republicano, conservador declarado, mas em sua resposta a essa tragédia, assim como em seu histórico de como se relaciona com pessoas que são adversárias políticas, ele mostrou, eu acho, que é possível discordar respeitando um código básico de como devemos nos engajar no debate público”, disse Obama, destacando que o governador democrata da Pensilvânia, Josh Shapiro, “fez o mesmo.”

Durante os primeiros meses do segundo governo Trump, o ex-presidente democrata usou uma série de aparições públicas em universidades e organizações comunitárias para comentar as ações do presidente Donald Trump.

As declarações frequentemente incluem críticas diretas ao seu sucessor, uma mudança notável em relação à postura mais reservada de Obama no início do primeiro governo Trump.

“Quando ouço não só o nosso atual presidente, mas também seus assessores, que têm um histórico de chamar opositores políticos de vermes, inimigos, que precisam ser ‘alvo’, isso indica um problema maior que temos agora e que todos nós teremos que enfrentar”, disse Obama na noite de terça-feira.

Falando na Hamilton College no início deste ano, Obama repreendeu Trump por ameaçar universidades e escritórios de advocacia, chamando isso de “inimaginável” e “contrário ao pacto básico que temos como americanos.” E, no verão, no Connecticut Forum em Hartford, ele sugeriu que os EUA estavam “perigosamente próximos” de um governo mais autocrático.

E na noite de terça-feira em Erie, Obama criticou a repressão agressiva da administração ao crime e à imigração em grandes cidades, com o uso de recursos federais e, em alguns casos, da Guarda Nacional.

“Em Washington, DC, neste momento, há membros da Guarda Nacional posicionados em pontos de controle. Eles estão trabalhando com o ICE (agência de imigração dos EUA), e agentes do ICE estão checando documentos de pessoas e parando o trânsito. Isso não é algo que vimos antes em uma situação que não seja de emergência”, disse Obama, chamando isso de “momento perigoso.”

Piastri pode igualar recorde histórico de Senna na McLaren. Entenda

Oscar Piastri tem a chance de entrar para a história da McLaren no GP do Azerbaijão de Fórmula 1, que será realizado no próximo...

Jogos da Juventude 2025: vôlei de praia chega às semifinais

O Metrópoles transmite no YouTube, ao vivo e com imagens, mais um dia de provas nos Jogos da Juventude 2025, na tarde desta quinta-feira...

Corinthians homenageia Renato Augusto em despedida: “Obrigado, Rei”

O Corinthians homenageou Renato Augusto nas redes sociais nesta quinta-feira (18/9). O jogador, que está se despedindo dos gramados, é um dos ídolos recentes...