Papa Leão XIV envia mensagem ao Afeganistão lamentando terremoto

O papa Leão XIV enviou um telegrama para o Afeganistão lamentando as vítimas do terremoto de magnitude 6, que deixou mais de 800 mortos e 2.800 feridos no domingo (31), sendo um dos piores tremores já registrados no país, informaram autoridades nesta segunda-feira (1º).

“Profundamente entristecido pela significativa perda de vidas”, escreveu o pontífice, expressando “sincera solidariedade, em particular, àqueles que choram a perda de entes queridos e às equipes de emergência e autoridades civis envolvidas nos esforços de resgate e recuperação. Neste momento difícil para a nação”.

Leão XIV disse rezar fervorosamente pelas almas dos falecidos, dos feridos e por aqueles que continuam desaparecidos, “confiando ao Senhor todos os atingidos pelo desastre”.

A mensagem do papa foi assinada pelo pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin.

Acredita-se que o desastre esgotará ainda mais os recursos do país sul-asiático, que já enfrenta crises humanitárias, desde uma queda acentuada na ajuda até uma enorme repulsão de cidadãos de países vizinhos.

Quase meio milhão de pessoas provavelmente sentiram tremores fortes a muito fortes, o que pode resultar em danos consideráveis ​​a estruturas mal construídas, informou o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).

O serviço informou que o tremor foi registrado a 27 km de Jalalabad, na província de Nangarhar. A profundidade foi de 8 km, o que é considerado raso para especialistas, que alertam que quanto mais próximo à superfície, mais danos pode causar.

O terremoto ocorreu às 23h47, horário local. Modelos do USGS estimam que o tremor poderia resultar em centenas de mortes.

Confira a lista dos novos policiais penais, aprovados no concurso do Iapen-Acre

Veja a lista dos aprovados no concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN/AC), publicada na edição do Diário Oficial do...

Trama golpista: Bolsonaro responde por cinco crimes; penas somadas podem chegar a 43 anos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus podem ter punição de até 43 anos de prisão caso sejam condenados com pena máxima pelos crimes que...

Oposição prepara pedido de renúncia do presidente da OAB-Acre

Ao menos dois advogados com os quais a reportagem conversou na manhã desta segunda-feira preparam um documento pedindo a renúncia do presidente da OAB...