Ícone do site O SERINGAL

PEC da Blindagem: quase todo PL vota a favor; PT tem 10 deputados

pec-da-blindagem:-quase-todo-pl-vota-a-favor;-pt-tem-10-deputados

PEC da Blindagem: quase todo PL vota a favor; PT tem 10 deputados

Dentre os 344 deputados que votaram pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem, 82 deles são do PL (Partido Liberal), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, e dez do PT (Partido dos Trabalhadores), legenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A quantidade representa 93,1% da bancada do PL, que contempla 88 parlamentares, e 14,93% do PT, que conta com 67 na Câmara.

A proposta de emenda à Constituição que quer dificultar a abertura de processos criminais e prisões contra deputados e senadores foi aprovada nesta terça-feira (16). O próximo passo, após os destaques, é ser analisada no Senado.

As outras bancadas também contaram com números expressivos, como é o caso do Republicanos, partido do presidente da Casa, Hugo Motta. No caso, 95,56% votou a favor, contemplando 43 dos 45 deputados.

Veja abaixo a composição:

O terceiro partido com maior adesão à PEC da Blindagem foi o União Brasil, com 88,14% da bancada — 52 dos 59 parlamentares filiados ao União foram favoráveis ao projeto.

Na outra ponta, há partidos em que nenhum deputado votou a favor da PEC. É o caso do PSOL, em que todos os 14 votaram de forma contrária à aprovação do texto. Outra sigla a seguir nesse mesmo sentido foi a Rede e PCdoB.

A matéria, que foi incluída na pauta do plenário após reunião de líderes na manhã desta terça-feira, visa restringir a prisão em flagrante de parlamentares e prevê a necessidade de aval do Legislativo para abertura de ações penais contra congressistas.

Ele também prevê uma votação secreta para analisar a abertura ou não dos processos em até 90 dias, além de adesão do foro privilegiado para presidentes nacionais de partidos que tenham representação no Congresso.

Veja como votou cada deputado

Sair da versão mobile