PEC da Blindagem: saiba como cada deputado votou sobre o voto secreto

Após aprovar em dois turnos a PEC da Blindagem, a Câmara dos Deputados conseguiu reestabelecer um dos dispositivos do texto que impõe uma espécie de votação secreta para as análises de e abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares.

O trecho foi incluído novamente na proposta após uma articulação entre líderes partidários. Ele acabou sendo aprovado por 314 votos favoráveis a 168 contrários.

A proposta de emenda à Constituição quer dificultar prisões e processos criminais contra deputados e senadores, impedindo que os mesmos sejam abertos sem o aval do Poder Legislativo e diretamente pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por exemplo.

Desse modo, diferentes das votações simbólicas e nominais, não seria possível saber qual parlamentar votou contra e qual votou a favor. Para passar a valer, a PEC da Blindagem ainda precisa ser analisada pelo Senado.

Deputados de partidos diversos votaram favoravelmente ao voto secreto, incluindo legendas da base como PT aos de oposição, como o PL.

PEC da Blindagem: veja como votou cada deputado sobre voto secreto

Irã apreende tripulantes de navio petroleiro no Golfo de Omã

Autoridades iranianas detiveram 18 tripulantes de um navio petroleiro estrangeiro apreendido no Golfo de Omã na sexta-feira (13) que, segundo elas, transportava seis milhões...

Prazo de 48h pressiona decisão de Hugo Motta sobre futuro de Zambelli

Com a notificação oficial na sexta-feira (12), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem agora prazo para decidir sobre o futuro da deputada...

Labubu, iPhone e Canetinha: Veja os itens mais desejados no Brasil em 2025

O boneco Labubu, que se tornou febre entre os brasileiros, foi considerado o produto mais desejado do Brasil em 2025, segundo relatório do Google....