PF fecha 5 garimpos ilegais de ouro e destrói equipamentos no Pará

Uma operação da PF (Polícia Federal) realizada entre segunda (1) e terça-feira (2) fechou cinco garimpos ilegais de ouro e destruiu maquinários utilizados nas atividades clandestinas. O trabalho foi realizado em conjunto com o Ibama, no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do Pará.

Durante a ação, foram inutilizadas nove pás carregadeiras e cerca de 45 motores, além de estruturas de apoio usadas para extração, carregamento e logística do minério. A operação foi chamada de Echo 177.

Os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão, ligados a dez processos minerários que operavam sem autorização legal na região, próxima à divisa com o Maranhão.

Segundo a PF, os garimpos funcionavam sem licença da ANM (Agência Nacional de Mineração) e apresentavam indícios de uso de cianeto no processo de beneficiamento do ouro. A substância é altamente tóxica, oferecendo risco à saúde humana e ao equilíbrio ambiental.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar os envolvidos, além de viabilizar medidas para a recuperação das áreas degradadas pela atividade ilegal.

Inscrições para vestibular da Unicamp terminam nesta 2ª (8) às 17 horas

Após estender o prazo por uma semana, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) encerra nesta segunda-feira (8) às 17h horas (horário de Brasília)...

Entenda o motivo por trás das manifestações violentas na Indonésia

Protestos têm se espalhado por partes da Indonésia desde o dia 25 de agosto, em alguns dos piores episódios de violência do país em...

Carlo Acutis se torna o primeiro santo da geração “millennial”

O papa Leão XIV canoniza, neste domingo (7), o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos em decorrência de leucemia. O jovem se...