Oscar Piastri tem a chance de entrar para a história da McLaren no GP do Azerbaijão de Fórmula 1, que será realizado no próximo domingo (21/9). O piloto australiano lidera o campeonato, 31 pontos à frente do companheiro de equipe Lando Norris, e já venceu na pista de Baku na temporada passada.
Com sete vitórias em 16 etapas disputadas, Piastri pode igualar o recorde de Ayrton Senna e Mika Häkkinen de mais vitórias em uma única temporada pela McLaren. Senna atingiu a marca de oito vitórias em 1988 e Häkkinen repetiu o feito em 1998, ambos em anos de título mundial.
Leia também
-
Ex-Ferrari critica Hamilton: “Senna ou Schumacher jamais teriam dito”
-
Peças de motor da McLaren em que Senna foi campeão da F1 vão a leilão
-
F1: GP de São Paulo não terá corrida sprint em 2026. Confira etapas
O calendário atual é mais longo: Piastri terá, além de Baku, mais sete etapas para tentar o recorde, enquanto Senna e Häkkinen conquistaram suas marcas em 16 corridas. Uma vitória no Azerbaijão colocaria o australiano, que está em sua terceira temporada, lado a lado com as lendas da F1.
Além disso, se vencer em Baku, Piastri se tornará apenas o segundo piloto a conquistar múltiplos triunfos no circuito de rua, juntando-se a Sergio Pérez, que venceu em 2021 e 2023.
Esta foi a 5ª pole position de Piastri no ano
Mark Thompson/Getty Images
Ayrton Senna
Paul-Henri Cahier/Getty Images
Oscar Piastri é o atual líder do mundial de Fórmula 1.
Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Confira os horários do fim de semana:
Sexta-feira
Treino Livre 1 – 05h30
Treino Livre 2 – 09h00
Sábado
Treino Livre 3 – 05h30
Classificação – 09h00
Domingo
Corrida – 08h00
Fonte: Metrópoles