Neste domingo (21/9), às 8h (horário de Brasília), Oscar Piastri volta às pistas da Fórmula 1 para disputar o GP do Azerbaijão, em Baku. O australiano chega como líder do campeonato e tem a chance de igualar dois recordes importantes da categoria.
Se vencer, Piastri chegará a oito triunfos na temporada. O número o colocaria ao lado de Ayrton Senna, em 1988, e Mika Häkkinen, em 1998, como os pilotos da McLaren com mais vitórias em um único campeonato. Em ambos os casos, as campanhas terminaram em título mundial.
Leia também
-
Gato rouba a cena e vira mascote no paddock da F1 em Baku. Confira
-
Fórmula 1: McLaren domina 1° treino no Azerbaijão; Bortoleto é 14º
-
Bortoleto aprova dupla com Verstappen na Fórmula 1: “Me ajuda muito”
O segundo feito possível é ligado ao próprio circuito de Baku. Desde sua estreia em 2017, a prova teve sete edições, com seis campeões diferentes. O único a vencer mais de uma vez foi Sergio Pérez, em 2021 e 2023. Uma vitória neste domingo faria de Piastri o segundo piloto a repetir o feito.
Oscar Piastri ficou com a Pole Position
Joe Portlock/Getty Images
Esta foi a 5ª pole position de Piastri no ano
Mark Thompson/Getty Images
Oscar Piastri é líder da Fórmula 1
Jayce Illman/Getty Images
A boa fase do australiano reforça o peso da conquista. Com sete vitórias em 16 etapas disputadas, ele se consolidou como protagonista da temporada e deixou a McLaren novamente em destaque após anos de seca em brigas pelo título.
Nos treinos livres, Piastri foi o segundo mais rápido no TL1 e apenas o 12º no TL2, demonstrando variação no desempenho. No TL3, terminou em 3º, e no treino classificatório assegurou a 3ª posição no grid.
Fonte: Metrópoles