Polônia e Otan acionam caças após ataque russo na região de fronteira

Aeronaves polonesas e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foram acionadas após drones russos sobrevoarem o país nesta quarta-feira (10), no horário local.

O Comando Operacional Militar polonês disse em um comunicado que “os sistemas de defesa aérea terrestre e de reconhecimento por radar atingiram o mais alto nível de alerta” depois que a Rússia lançou ataques aéreos massivos em território ucraniano.

“Para garantir a segurança do espaço aéreo polonês, o Comandante Operacional das Forças Armadas Polonesas ativou todos os procedimentos necessários”, disse o comunicado, acrescentando que os militares poloneses estão “totalmente preparados para uma resposta imediata”.

Um Aviso aos Aviadores publicado no site da Administração Federal de Aviação dos EUA disse que o Aeroporto Chopin de Varsóvia não estava disponível “devido a atividades militares não planejadas relacionadas à garantia da segurança do estado”.

Anteriormente, a Força Aérea Ucraniana disse no aplicativo de mensagens Telegram que drones estavam indo para o oeste e ameaçando a cidade de Zamosc, na Polônia, mas a declaração foi excluída, informou a Reuters.

Não ficou imediatamente claro quantos drones estavam no espaço aéreo polonês.

A mídia ucraniana informou que pelo menos um drone estava indo em direção à cidade de Rzeszow, no oeste da Polônia.

A CNN não pode verificar os relatórios de forma independente.

Polônia abate drones russos em seu território e fecha aeroportos

O exército da Polônia informou nesta quarta-feira (9), no horário local, que abateu drones que violaram seu espaço aéreo durante um ataque russo à...

Juiz dos EUA impede Trump de demitir diretora do Fed

Uma juiza federal impediu que o presidente dos EUA, Donald Trump, demitisse a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook. A decisão desta terça-feira (9) representa um...

Brasil pode não ser cabeça-de-chave da Copa do Mundo? Entenda

A Seleção Brasileira terminou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 em quinto lugar depois de perder para o Bolívia por 1...