Porto Cine Itinerante Realiza 59 Sessões e Leva Cinema a 5.750 Pessoas em Rio Branco

Com um alcance recorde em agosto, projeto reforça seu legado de democratização cultural. “A PNAB trouxe a oportunidade de uma grande expansão”, celebra a proponente Queli Cá.
Entre os dias 11 e 28 de agosto, o projeto Porto Cine Itinerante promoveu uma verdadeira maratona cultural em Rio Branco, transformando escolas, comunidades rurais e centros de acolhimento em salas de cinema. Com a realização de 59 sessões gratuitas, a iniciativa alcançou um público expressivo de 5.750 pessoas, cumprindo sua missão de quebrar barreiras geográficas e sociais para levar a sétima arte a quem mais precisa.
Apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o projeto focou na inclusão sociocultural de populações de difícil acesso, minorias historicamente excluídas e pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo que jovens, idosos, PCDs e comunidades escolares tivessem uma experiência enriquecedora.
O impacto social da ação é visível na diversidade do público atendido. A iniciativa beneficiou diretamente 358 moradores de áreas rurais, 36 pessoas em situação de rua, 20 acolhidos em abrigos para menores e 16 pessoas com autismo ou surdez, além de 5.267 alunos e membros da comunidade escolar.
Para a proponente do projeto, Queli Cá, a edição de 2025 representa um marco histórico. “O Projeto Porto Cine Itinerante chega a um total de 31.892 pessoas contempladas desde o seu início em 2014. A PNAB trouxe a oportunidade de uma grande expansão; só no mês de agosto beneficiamos 5.750 pessoas”, comemora.
Ela ressalta a importância de levar o cinema para fora dos circuitos comerciais. “Para muitas crianças, jovens e adultos, essa foi a primeira oportunidade de vivenciar a magia do cinema. O projeto deixa um legado de acesso democratizado e prova que a arte é um direito fundamental que pode e deve chegar a todos os cidadãos”, conclui Queli Cá.
A abrangência da ação pode ser medida pelos contrastes: enquanto a equipe superava desafios logísticos para realizar 2 sessões para 128 pessoas na Escola 25 de Julho, localizada no Ramal Barro Alto, também mobilizava 1.120 participantes em 8 sessões na Escola Djalma Teles Galdino, no bairro Jorge Lavocat, demonstrando flexibilidade e grande poder de engajamento.
Raio-X do Projeto: Alcance em Números
• Escola Djalma Teles Galdino (Jorge Lavocat): 1.120 pessoas (8 sessões)
• Escola Zuleide Pereira de Souza (Vila Acre): 778 pessoas (6 sessões)
• Escola Antônia Fernandes de Freitas (Santa Inês): 700 pessoas (7 sessões)
• Escola Governador José Augusto (Boa União): 421 pessoas (12 sessões)
• Escola Professor Josué Fernandes (Recantos dos Buritis): 420 pessoas (2 sessões)
• Escola Maria Raimunda Balbino (Palheiral): 410 pessoas (2 sessões)
• Escola Iracema Gomes Pereira (Jequitibá): 382 pessoas (1 sessão)
• Escola Sebastião Pedrosa (Comara): 300 pessoas (2 sessões)
• Escola Irene Dantas (Transacreana KM 23): 283 pessoas (5 sessões)
• Escola Glória Perez (Placas): 246 pessoas (1 sessão)
• Escola Ramona Mula Pastor de Castro (Boa Vista): 220 pessoas (2 sessões)
• Escola 25 de Julho (Ramal Barro Alto): 128 pessoas (2 sessões)
• Centro POP (Auditório da prefeitura): 36 pessoas em situação de rua (1 sessão)
• Unidades de Acolhimento Sol Nascente e Maria Tapajós: 20 acolhidos
• AFAC: 16 pessoas com autismo e/ou surdez (1 sessão)

Mourinho é sincero sobre relação com o Chelsea: “Não sou mais um Blue”

Benfica e Chelsea se encontram nesta terça-feira (30/9), às 16h (de Brasília), pela 2ª rodada da Champions League. O duelo coloca José Mourinho, atual...

Vini Jr. será o capitão do Real Madrid na Champions. Confira escalação

O Real Madrid levará uma novidade ao gramado do Estádio Central de Almaty, no Cazaquistão, nesta terça-feira (30/9). Vini Jr. será o capitão merengue...

Vídeo: Popó atualiza estado de saúde após passar por cirurgia na mão

Acelino Popó Freitas apareceu em vídeo nesta terça-feira (30/9), nas redes sociais, para tranquilizar os fãs, após passar por uma cirurgia. O tetracampeão mundial...