Porto Cine Itinerante Realiza 59 Sessões e Leva Cinema a 5.750 Pessoas em Rio Branco

Com um alcance recorde em agosto, projeto reforça seu legado de democratização cultural. “A PNAB trouxe a oportunidade de uma grande expansão”, celebra a proponente Queli Cá.
Entre os dias 11 e 28 de agosto, o projeto Porto Cine Itinerante promoveu uma verdadeira maratona cultural em Rio Branco, transformando escolas, comunidades rurais e centros de acolhimento em salas de cinema. Com a realização de 59 sessões gratuitas, a iniciativa alcançou um público expressivo de 5.750 pessoas, cumprindo sua missão de quebrar barreiras geográficas e sociais para levar a sétima arte a quem mais precisa.
Apoiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o projeto focou na inclusão sociocultural de populações de difícil acesso, minorias historicamente excluídas e pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo que jovens, idosos, PCDs e comunidades escolares tivessem uma experiência enriquecedora.
O impacto social da ação é visível na diversidade do público atendido. A iniciativa beneficiou diretamente 358 moradores de áreas rurais, 36 pessoas em situação de rua, 20 acolhidos em abrigos para menores e 16 pessoas com autismo ou surdez, além de 5.267 alunos e membros da comunidade escolar.
Para a proponente do projeto, Queli Cá, a edição de 2025 representa um marco histórico. “O Projeto Porto Cine Itinerante chega a um total de 31.892 pessoas contempladas desde o seu início em 2014. A PNAB trouxe a oportunidade de uma grande expansão; só no mês de agosto beneficiamos 5.750 pessoas”, comemora.
Ela ressalta a importância de levar o cinema para fora dos circuitos comerciais. “Para muitas crianças, jovens e adultos, essa foi a primeira oportunidade de vivenciar a magia do cinema. O projeto deixa um legado de acesso democratizado e prova que a arte é um direito fundamental que pode e deve chegar a todos os cidadãos”, conclui Queli Cá.
A abrangência da ação pode ser medida pelos contrastes: enquanto a equipe superava desafios logísticos para realizar 2 sessões para 128 pessoas na Escola 25 de Julho, localizada no Ramal Barro Alto, também mobilizava 1.120 participantes em 8 sessões na Escola Djalma Teles Galdino, no bairro Jorge Lavocat, demonstrando flexibilidade e grande poder de engajamento.
Raio-X do Projeto: Alcance em Números
• Escola Djalma Teles Galdino (Jorge Lavocat): 1.120 pessoas (8 sessões)
• Escola Zuleide Pereira de Souza (Vila Acre): 778 pessoas (6 sessões)
• Escola Antônia Fernandes de Freitas (Santa Inês): 700 pessoas (7 sessões)
• Escola Governador José Augusto (Boa União): 421 pessoas (12 sessões)
• Escola Professor Josué Fernandes (Recantos dos Buritis): 420 pessoas (2 sessões)
• Escola Maria Raimunda Balbino (Palheiral): 410 pessoas (2 sessões)
• Escola Iracema Gomes Pereira (Jequitibá): 382 pessoas (1 sessão)
• Escola Sebastião Pedrosa (Comara): 300 pessoas (2 sessões)
• Escola Irene Dantas (Transacreana KM 23): 283 pessoas (5 sessões)
• Escola Glória Perez (Placas): 246 pessoas (1 sessão)
• Escola Ramona Mula Pastor de Castro (Boa Vista): 220 pessoas (2 sessões)
• Escola 25 de Julho (Ramal Barro Alto): 128 pessoas (2 sessões)
• Centro POP (Auditório da prefeitura): 36 pessoas em situação de rua (1 sessão)
• Unidades de Acolhimento Sol Nascente e Maria Tapajós: 20 acolhidos
• AFAC: 16 pessoas com autismo e/ou surdez (1 sessão)

Após suposto affair com Tom Cruise, Ana de Armas é vista com brasileiro

A atriz Ana de Armas, 37, foi fotografada ao lado do empresário Marcelo Valente, sócio da empresa de capital de risco Babel Ventures. As...

César Tralli surpreende com semelhança ao posar com o pai

O apresentador do “Jornal Nacional”, César Tralli, 54, surpreendeu ao compartilhar um registro com o pai durante um passeio neste sábado (15). Nos comentários,...

Carlos Alcaraz vence Aliassime e disputa decisão do ATP Finals com Sinner

Carlos Alcaraz venceu o canadense Felix Auger-Aliassime por dois sets a zero (6/2, 6/4) e está na decisão do ATP Finals, marcada para domingo...