Ícone do site O SERINGAL

Praias do Rio têm novo modelo de barracas e sistema para monitorar ruídos

praias-do-rio-tem-novo-modelo-de-barracas-e-sistema-para-monitorar-ruidos

Praias do Rio têm novo modelo de barracas e sistema para monitorar ruídos

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, na manhã deste sábado (6), em Copacabana, novas iniciativas para o ordenamento da orla na cidade. Entre as medidas, estão um novo protótipo das barracas de praia – que vão ser distribuídas aos comerciantes cadastrados no município – e um sistema de monitoramento de ruído para quiosques.

Segundo a prefeitura, os modelos das barracas foram desenvolvidos pela concessionária Orla Rio e atendem a novos critérios estabelecidos para a orla carioca, que preveem vistorias de rotina e atendimento contínuo às denúncias recebidas por canais oficiais.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que o material usado nas barracas “atende bem ao barraqueiro e combina com a estética da praia carioca”.

“É um protótipo que vai ser testado durante um mês, com consulta aos próprios barraqueiros. […] No verão, a gente vai estar com a praia devidamente organizada e com os cariocas colaborando”, afirmou Paes.

Além do novo equipamento, a prefeitura e a concessionária também anunciaram um novo sistema de medição de ruídos, que está em fase de calibragem. A intenção é que o sistema capte dados sonoros dos quiosques com o objetivo de controlar a poluição sonora na orla.

“É uma atitude muito importante da Orla Rio, essa coisa da autofiscalização. Então, com o controle de poluição sonora, somada à estética das barracas, a gente vai tendo esse espaço, que é superdemocrático e de todos […] Tem uma musiquinha pra curtir, mas tem de ter horário pra música terminar. Tem que ter um volume máximo. Com essa autofiscalização da Orla Rio, a gente vai fazer a diferença”, destacou o prefeito.

A fiscalização na orla continua sendo conduzida pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) e pela Guarda Municipal, que ainda podem aplicar multas e, em casos de reincidência, cassar o alvará dos quiosques que descumprirem as normas estabelecidas.

Até o momento, o equipamento está instalado em 117 dos 309 quiosques sob a gestão da concessionária. A fase inicial do projeto vai contemplar todos os quiosques de Copacabana e Leme, os novos quiosques de Ipanema e Leblon, além de quiosques da Barra da Tijuca e Recreio. A previsão é expandir as medidas para toda a orla.

*Sob supervisão de Rafael Saldanha

Sair da versão mobile