Prefeito de Macapá (AP) é alvo de operação da PF

O prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan, foi alvo de busca e apreensão da PF (Polícia Federal), nesta quarta-feira (3), na operação Paroxismo, que investiga suposto esquema de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de capitais relacionado a uma concorrência pública conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde do estado.

Além do prefeito, segundo a PF, a secretária de Saúde de Macapá também foi alvo das operações.

Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Macapá e dois mandados de busca e apreensão em Belém (PA).

De acordo com as investigações, há indícios da existência de um esquema criminoso estruturado, envolvendo agentes públicos e empresários, voltado ao direcionamento da licitação, desvio de recursos públicos e pagamento de propinas no projeto de engenharia e execução das obras do Hospital Geral Municipal da cidade.

O contrato, formalizado em maio de 2024, foi firmado por R$ 69,3 milhões.

A PF diz que o grupo utilizava mecanismos de dissimulação patrimonial, incluindo entregas físicas de numerário e movimentações bancárias para ocultar a origem ilícita dos valores.

A investigação aponta que um dos investigados sacou R$ 9 milhões em espécie. Esse montante seria proveniente do esquema.

A CNN procurou a equipe do prefeito e aguarda retorno.

Com show de Messi, Argentina despacha Venezuela nas Eliminatórias

Noite mágica em Buenos Aires! Nesta quinta-feira (4/9), a Argentina recebeu a Venezuela no Estádio Más Monumental e somou a 12ª vitória nas Eliminatórias...

Vídeo: Estêvão marca primeiro gol pela Seleção Brasileira

Na noite desta quinta-feira (4/9), o Brasil enfrenta o Chile no penúltimo jogo das Eliminatórias Sul-Americanas. A partida é apresentada pelo Metrópoles Sports. Aos...

Eliminatórias: Messi se emociona em último jogo em casa pela Argentina

Na noite desta quinta-feira (4/9), a Argentina enfrenta a Venezuela pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O...