Proposta da dosimetria deve passar “com folga” na Câmara, diz Aécio ao WW

Durante sua participação no WW desta sexta-feira (19), o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) manifestou otimismo quanto à aprovação na Câmara da proposta de dosimetria que visa reduzir as penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. Segundo ele, o projeto deve ser aprovado “com folga” na próxima quarta-feira (24).

De acordo com Aécio, embora o projeto não possa ser votado imediatamente, as articulações políticas necessárias estão em andamento. “O deputado Paulinho [da Força] tem que fazer conversas com as lideranças, essa é uma etapa essencial no Parlamento”, disse.

Expectativa de apoio amplo

Aécio avalia que, apesar das divergências ideológicas, tanto a esquerda quanto a direita devem contribuir para a aprovação do texto da dosimetria. Ele argumenta que seria improvável que parlamentares se opusessem a um projeto que beneficiaria cerca de duzentas pessoas atualmente detidas, além de centenas de outras que cumprem medidas cautelares.

Aécio ressaltou que o projeto não representa uma anistia completa. “Ninguém vai ser anistiado, esse crime foi cometido, as pessoas vão levar esse crime no seu prontuário para o resto das suas vidas”, afirmou. No entanto, ele defende que a medida pode ajudar a “distensionar” o ambiente político atual.

A proposta em questão está inserida em um projeto de anistia mais amplo e, segundo o parlamentar, representa uma oportunidade de estabelecer um novo momento para o país, desde que seja “bem calibrada” e negociada com as diferentes lideranças políticas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Mieloma múltiplo: terapia moderna permite que dançarino volte ao forró

Sentir dor nas costas costuma ser um sintoma ao qual não damos muita atenção. Com uma rotina atribulada, o cabeleireiro Ezequiel Fazzio Paulino, de...

Pela saúde: médico e nutri listam 5 alimentos que você deveria evitar

O hábito alimentar influencia diretamente a saúde, uma vez que escolhas frequentes podem favorecer o desenvolvimento de doenças crônicas, enquanto mudanças simples trazem benefícios...

Esposa de Waguinho explica por que decidiu perdoar traições do marido

A pastora Fabíola Bastos, casada com o ex-pagodeiro Waguinho, ex-vocalista do grupo Os Morenos e conhecido pelo sucesso Mina de Fé, contou no podcast...