Protocolo do vôlei será utilizado no futebol brasileiro. Entenda

De forma inédita no futebol brasileiro, a Federação Paulista de Futebol (FPF) implementará um recurso utilizado em esportes como vôlei, basquete e tênis para a disputa das semifinais da Copa Paulista. A entidade teve a iniciativa de levar a campo o tradicional “desafio de vídeo”.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15/9), durante a realização do Conselho Técnico. Este modelo já havia sido testado pela Fifa durante a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2024.

Como vai funcionar

Somente o treinador de cada equipe poderá solicitar o protocolo e em apenas quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado. Ao início da partida, cada time terá direito a dois pedidos.

A sinalização para iniciar o procedimento surge a partir de um gesto ao girar o dedo no ar ao entregar um cartão de solicitação ao quarto árbitro.

Assim, o árbitro principal da partida se dirige à cabine do VAR, na beira do gramado, para assistir ao lance solicitado com a ajuda da equipe de vídeo. Caso o desafio seja aceito, o treinador não perde a solicitação.

Vale lembrar que o protocolo precisa cumprir às exigências mencionadas anteriormente. No desafio não são traçadas linhas de impedimento.

A FPF foi pioneira de outros protocolos no futebol brasileiro nos últimos anos. A entidade foi a responsável pela implementação do impedimento semiautomático e do sistema de reposição de bolas, além da câmera corporal anexada nos árbitros principais.

Os jogos de ida da semifinal da Copa Paulista começa nesta sexta-feira (19/9), com o confronto entre XV de Piracicaba x Comercial. No sábado (20/9), o Primavera encara o Grêmio Prudente. As partidas da volta acontecem na semana posterior.



Fonte: Metrópoles

Avião com 55 passageiros faz pouso de emergência em praia na Somália

Na Somália, um avião com 55 passageiros saiu da pista do Aeroporto Internacional Aden Adde na terça (10) e fez um pouso de emergência...

Itamaraty contabiliza ao menos 22 brasileiros mortos na Guerra da Ucrânia

O Itamaraty contabiliza, até a noite desta terça-feira (10), registros de ao menos 22 brasileiros mortos e 45 desaparecidos na guerra entre Rússia e...

Veja famosos brasileiros citados nos arquivos Epstein

O caso Epstein envolve o empresário Jeffrey Epstein, criminoso sexual condenado, que morreu em 2019, e foi acusado de comandar, ao lado de Ghislaine...