Quaest: para 53%, governo Lula acerta ao defender aliança dos Brics

O governo Lula está certo ao defender uma aliança comercial do Brics, afirmam 53% dos entrevistados pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17).

Outros 29% disseram acreditar que o movimento está errado, e 18% não responderam ou não souberam opinar.

O Brics, composto por onze membros titulares — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã — é um mecanismo de cooperação internacional formado pelas principais economias emergentes do mundo. Ele teve sua cúpula anual sediada no Rio de Janeiro em 2025.

Durante a reunião de líderes, em julho deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a afirmar a necessidade de um “novo sistema financeiro no mundo”, além de fazer um apelo por revisão da dívida de nações emergentes.

O chefe do Executivo também defende incentivar países membros do Brics a negociar com outras moedas, além do dólar.

Em uma reunião virtual extraordinária realizada ainda este mês, países como a China, por meio do presidente Xi Jinping, defenderam uma maior cooperação comercial entre o bloco em meio às tarifas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

“Wandinha”: quais respostas esperamos da 3ª temporada?

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 2ª temporada de “Wandinha” A segunda temporada de “Wandinha” chegou ao fim, mas a série...

Análise: Cenário estável em pesquisas joga pressão sobre Lula

A popularidade de Lula apresenta sinais de estagnação, mesmo diante de um cenário que poderia ser considerado favorável com a recente condenação de adversários...

“Dona de Mim”: Falida, mãe de Filipa volta ao Brasil e vai morar na mansão

Filipa (Claudia Abreu) tem uma surpresa em “Dona de Mim” com a volta da mãe, Isabela (Sylvia Bandeira). Alegando preocupação com a saúde da...