João Fonseca terá pela frente o italiano Flavio Cobolli na Laver Cup, nesta sexta-feira (19), às 23h (de Brasília).
O italiano de 23 anos é o atual 25º colocado do ranking ATP, enquanto o brasileiro está na 42ª colocação.
Trajetória de Flavio Cobolli
Nascido em 6 de maio de 2002, em Florença, na Itália, Flavio Cobolli é considerado uma das promessas da nova geração do tênis italiano. Profissional desde 2019, ele começou a ganhar destaque no circuito Challenger antes de consolidar sua presença nos torneios ATP.
Em 2024, Cobolli deu um salto importante na carreira ao se aproximar do top 50. A ascensão definitiva veio em 2025, com a conquista de títulos importantes, como o ATP 250 de Bucareste e, principalmente, o ATP 500 de Hamburgo, onde derrotou nomes experientes, incluindo Andrey Rublev na final.
O desempenho constante o levou ao top 30 e à sua melhor colocação até agora: 17º no ranking mundial.
Canhoto e com backhand de duas mãos, Cobolli é um jogador que se sente confortável nas trocas de fundo de quadra. Cresceu no saibro, onde sua consistência e leitura tática se destacam, mas também tem mostrado evolução em pisos mais rápidos. Seu jogo combina controle, paciência e variações de ritmo, características que têm se adaptado bem à grama.
João Fonseca e Flavio Cobolli se enfrentaram uma vez no circuito. No ATP 500 de Halle, na Alemanha, o italiano venceu o brasileiro de virada, por 2 sets a 1.
Djokovic diz que deseja ser técnico de João Fonseca após se aposentar