O atual governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), lidera os cenários de intenção de voto para o governo do estado 2026, de acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (30).
Três cenários foram testados. Em todos eles, o chefe do Executivo estadual aparece com mais de 60% das intenções de voto.
Em um primeiro cenário, a pesquisa mostra Fonteles com 63% das intenções de voto, contra 28% do senador Ciro Nogueira (PP). Eleitores que sinalizam votos nulos e em branco totalizam 5%; já os indecisos e os que não responderam à pesquisa chegam a 4%.
Para o levantamento, foram entrevistadas no Piauí 1,2 mil pessoas em idade apta a votar (com 16 anos ou mais), entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Cenário 2
Em um segundo cenário, o governador do Piauí sai na frente com 66%, contra 16% da ex-vice-governadora Margarete Coelho (PP). Neste caso, votos nulos e em branco são 8%; os que não souberam opinar ou não responderam, 10%.
Cenário 3
Já em um terceiro cenário, Fonteles lidera com 65% das intenções de voto, enquanto Margarete Coelho soma 11%. Entre os nomes também aparece José Andrade Maia Filho, conhecido como Mainha (sem partido), que totaliza 5%.
Votos em nulo e brancos são 8%; indecisos ou não responderam, 10%.
Rejeição
O levantamento também questionou quais seriam os nomes com maior rejeição ao governo do estado. Veja abaixo:
- Ciro Nogueira (PP): 44%
- Margarete Coelho (PP): 31%
- Mainha (sem partido): 24%
- Rafael Fonteles (PT): 22%