Cinco hospitais públicos brasileiros figuram entre os melhores do mundo, segundo ranking publicado pela revista norte-americana NewsWeek. Ao todo, 22 unidades de saúde do Brasil estão na lista, sendo 17 particulares.
O ranking World’s Best Specialized Hospitals 2026 avalia as atividades de hospitais públicos e privados de todo o mundo. No Brasil, todos os hospitais públicos são do estado de São Paulo, com destaque para duas unidades universitárias: o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas.
Entre os particulares, aparecem instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).
“Esses hospitais demonstram o melhor atendimento especializado, estabelecendo o padrão de excelência global”, exalta a Newsweek em nota.
Leia também
-
SP tem 4 hospitais públicos entre os melhores do mundo, mostra ranking
-
Einstein assume gestão de 3 hospitais estaduais de SP. Veja quais
-
Goiás implanta projeto pioneiro para reduzir filas nos hospitais
-
Superfungo pode causar surto fora dos hospitais? Especialista responde
Quais são os cinco hospitais do SUS
- Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas, em Campinas (SP);
- Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), em São Paulo;
- Hospital São Paulo (Unifesp), em São Paulo;
- Instituto do Coração (InCor), em São Paulo;
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
Um das unidades de saúde no ranking é o Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas
Para a classificação, a Newsweek e Statista, empresa que reúne dados globais sobre saúde, avaliaram as atividades e serviços de hospitais públicos e privados em 12 áreas, como cardiologia, oncologia, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia, ortopedia, pediatria, urologia, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, ginecologia e obstetrícia.
Baseada em uma pesquisa online, a lista conta com recomendações de médicos, além de dados de acreditação e certificações. Também foi usada a Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista, que avalia a experiência e satisfação dos pacientes após os atendimentos.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles