Ícone do site O SERINGAL

Seleção de refugiadas do Afeganistão disputará primeiro torneio Fifa

selecao-de-refugiadas-do-afeganistao-disputara-primeiro-torneio-fifa

Seleção de refugiadas do Afeganistão disputará primeiro torneio Fifa

A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (24/9), a realização do torneio Fifa Unites: Women’s Series (em português, “Fifa une: edição das mulheres”). A competição será realizada nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 23 e 29 de outubro, e contará com a participação de um time de refugiadas do Afeganistão.

Leia também

Esta será a primeira disputa internacional da equipe, formada por 23 jogadoras afegãs selecionadas por peneiras realizadas na Austrália e Inglaterra. No total, 70 jogadoras, que chegaram a disputar partidas profissionais no Afeganistão, antes do Talibã retornar ao poder em 2021, se inscreveram para fazer parte do time.

Além do selecionado afegão, times de Chade e Líbia buscam somar pontos para entrar no ranking da Fifa pela primeira vez, enquanto os Emirados Árabes ocupam a 116ª posição. O sistema de confronto será todos contra todos.

Durante o Anúncio, o presidente da Fifa, Gianni Infantino destacou a importância da realização do torneio e reforçou o apoio ao fomento do futebol feminino nas diversas partes do mundo.

“Garantir que todas as mulheres tenham acesso ao futebol é uma prioridade da Fifa e um elemento chave para moldar o futuro do esporte. Sabemos do potencial que o jogo tem dentro e fora de campo. Estes amistosos representam mais do que uma competição, são um símbolo de esperança e progresso para as mulheres do mundo todo”, disse Infantino.

Vale lembrar que desde que o Talibã retomou o poder no Afeganistão, as mulheres do país passam por diversas proibições, entre elas, a de praticar esportes.


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile