O juiz federal Jair Araújo Facundes, da 3ª Vara Federal Cível Criminal da Seção Judiciária do Acre, deve sentenciar ex-presidente do PP (Partido Progressista) Jovem, Hélio Nascimento Júnior, por crime contra o Sistema Nacional de Armas. O processo 1004964-98.2025.4.01.3000 aparece nos anais da Justiça Federal como concluso para a sentença desde a última semana.
Hélio foi preso temporariamente – em seguida convertida em prisão preventiva – após um flagrante dado pela Polícia Federal que apura tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais. Nesse processo específico, o ex-dirigente partidário, que está monitorado por tornozeleira eletrônica, responde por porte ilegal de arma.
Hélio responde por outros crimes (tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais), cuja movimentação está em fase de alegações finais pelo Ministério Público Federal e a defesa dos acusados: São eles: Marineuza do Nascimento Pereira; Ronay Silva de Araújo; Márison Queiroz da Silva; Marcelo Gondim de Moraes; Carlos Daniel Rodrigues Barreto; Angelino Campos Bezerra e David de Lima Martins.
O magistrado já antecipou que “estão presentes indícios suficientes de autoria e
materialidade, a par da movimentação financeira e bancária que liga o investigado a vários outros investigados, como depósitos e transferências bancárias de elevado valor”, além de ter sido encontrado com munição e carregador de fuzil em seu poder no dia da operação policial.