STF condena Bolsonaro a 27 anos em regime fechado; Veja o momento

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena de 27 anos e três meses de prisão para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela trama golpista.

Nesta quinta, a Primeira Turma do STF decidiu condenar o ex-presidente por cinco crimes no contexto da trama liderada por Bolsonaro para tentar se manter no poder.

A pena fixada foi proposta pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo penal contra o chamado núcleo crucial da trama golpista.

Moraes propôs as seguintes penas para o ex-presidente:

  • Organização criminosa: pena base em 5 anos e 6 meses de reclusão. Circunstância atenuante (idade): reduz para 4 anos e 7 meses de reclusão. Circustância agravante: comando individual ou coletivo – aumenta em 2/3, elevando para pena definitiva 7 anos e 7 meses de reclusão.
  • Tentativa de Abolição do Estado Democrático de Direito: pena base em 7 anos e 6 meses. Circunstância atenuante (idade): 6 anos e 6 meses, pena final (sem agravante).
  • Golpe de Estado: 10 anos. Atenuante (idade): 8 anos e 10 meses, pena final (sem agravante).
  • Dano qualificado: pena base em 3 anos de detenção e 75 dias multa (dia multa de um salário mínimo). Atenuante (idade) 2 anos e 6 meses de detenção e 62 dias multa (cada dia multa em um salário mínimo).
  • Deterioração de patrimônio tombado: pena base em 3 anos de reclusão, 75 dias multa (salário mínimo). Atenuante (idade): 2 anos e 6 meses de reclusão e 62 dias multa (salário mínimo).
  • Total: pena final em 27 anos e 3 meses, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção, e 124 dias multa (salário mínimo). Regime inicial fechado.

FBI divulga imagens do que se acredita ser o atirador de Charlie Kirk

Imagens de câmeras de segurança divulgadas pelo FBI mostraram, segundo eles, o momento em que o atirador de Charlie Kirk fugiu na quarta-feira (10),...

CPMI do INSS: ex-ministro admite possível falha, mas nega negligência

O ex-ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira afirmou, nesta quinta-feira (11), que possíveis falhas na sua gestão, em 2022, foram em decorrência...

Condenação de Bolsonaro reforça divisões políticas do Brasil, diz Eurasia

A Eurasia Group revelou que 42% dos brasileiros consideram injusta a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 51% avaliam a decisão como justa....