Supertufão Ragasa atinge Hong Kong e sul da China com fortes chuvas

O supertufão Ragasa, o ciclone tropical mais poderoso do ano, atingiu Hong Kong e o sul da China nesta quarta-feira (24), no horário local, com ventos de força equivalente à de um furacão e chuvas intensas, forçando o fechamento da cidade e o cancelamento de mais de 700 voos.

Milhões de pessoas podem ser afetadas pela forte tempestade que deve passar ao sul das principais cidades de Hong Kong, Macau, Shenzhen e Guangzhou, antes de atingir o continente novamente no oeste da província de Guangdong, na China continental.

Pelo menos 14 pessoas morreram em Taiwan quando uma barreira de água se rompeu no condado oriental de Hualien, informou o corpo de bombeiros do condado na manhã de quarta-feira (22).

Nos dias que antecederam a chegada da tempestade, moradores correram aos supermercados em busca de mantimentos, esvaziando prateleiras e enfrentando longas filas, temendo que o comércio permanecesse fechado por até dois dias.

À medida que o tufão se aproximava, muitos residentes reforçaram janelas com fita adesiva, tentando evitar ferimentos causados por possíveis estilhaços de vidro.

Com ventos que chegam a 200 km/h, Ragasa deve se aproximar ainda mais da cidade nas próximas horas, passando a cerca de 100 km ao sul do território densamente povoado.

A expectativa é de que o sistema mantenha sua intensidade enquanto avança rumo à costa da província chinesa de Guangdong, lar de mais de 125 milhões de pessoas, onde deve tocar o solo por volta do meio-dia (0400 GMT).

Em resposta à ameaça, as autoridades de Hong Kong elevaram o alerta para o nível 10, o mais alto do sistema de sinais de tempestade, determinando o fechamento de empresas e a suspensão de serviços de transporte público.

Além disso, o governo emitiu um alerta de inundações, já que chuvas torrenciais continuam a atingir a cidade, com algumas vias já parcialmente alagadas, segundo o South China Morning Post.

O observatório meteorológico alertou para uma possível elevação do nível do mar, comparável à registrada durante os devastadores tufões Hato (2017) e Mangkhut (2018), que causaram bilhões de dólares em prejuízos.

Positivo? Confira retrospecto do Atlético-MG em casa na Sul-Americana

O Atlético-MG poderia estar em uma situação mais favorável no jogo de volta das quartas de final da Sul-Americana, nessa quarta-feira, às 19h, contra...

É oficial: Fluminense anuncia, em nota, a saída de Renato Gaúcho

Minutos depois de Renato Gaúcho comunicar em coletiva que pediu demissão do Fluminense, o clube oficializou a saída do treinador e da comissão técnica....

Vídeo: Renato Gaúcho pede demissão do Fluminense após eliminação

Após a eliminação do Fluminense na Copa Sul-Americana, nesta terça-feira (24/9), Renato Gaúcho comunicou em coletiva de imprensa que pediu demissão ao presidente Mário...