O lançamento do GWM Haval H9 2026 não poderia ter começado da melhor forma. Em apenas sete horas, os dois primeiros lotes colocados à venda esgotaram, totalizando 600 unidades comercializadas. Esse volume correspondia à meta de vendas prevista para todo o mês, o que demonstra a força da procura inicial pelo modelo.
O SUV, que chega para desafiar Toyota SW4, Mitsubishi Pajero e Chevrolet Traiblazer, prova que o consumidor já está aceitando melhor os carros chineses e o seu reconhecido bom custo-benefício. O Haval H9 foi oferecido por R$ 309 mil, valor promocional para penas 100 unidades. Ainda na manhã desta sexta (12), a GWM decidiu ampliar para mais 500 veículos. Resultado: todos os 600 carros vendidos em cerca de sete horas.
Considerando o valor oficial, o H9 gerou um faturamento de R$ 185,4 milhões somente em sua estreia — resultado expressivo para a operação brasileira da GWM. A fabricação do modelo será feita em Iracemápolis (SP), na mesma linha de produção da picape Poer P30.

Apesar de o resultado inicial impressionar, com 600 carros vendidos em poucas horas, o Haval H9 ainda precisa avançar para alcançar a liderança do segmento. Em agosto de 2025, o Toyota SW4, líder isolado, registrou 1.174 unidades emplacadas, quase o dobro do volume do H9.
No entanto, o desempenho da estreia já coloca o modelo da GWM muito à frente de outros concorrentes: o Mitsubishi Pajero somou apenas 142 unidades no mês, enquanto o Chevrolet Trailblazer teve 134 emplacamentos. Essa diferença mostra que a marca chinesa conseguiu se posicionar rapidamente como uma alternativa concreta ao SW4, deixando os demais rivais em situação delicada.
Haval H9
O Haval H9 utiliza motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela própria GWM. Segundo a marca chinesa, entrega de torque em baixa rotação foi projetada para favorecer o desempenho em situações de carga e off-road, o que reforça a vocação utilitária do SUV. Isso porque o produto tem a menor potência dos três principais concorrentes.
Com 4,95 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos, o H9 se posiciona entre os maiores do segmento. O porta-malas varia de 88 litros (com sete lugares em uso) a 1.580 litros (com fileiras traseiras rebatidas).
O SUV chega ao mercado brasileiro bem equipado. O pacote de segurança inclui seis airbags, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de tráfego cruzado e detector de ponto cego. O controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go está incluso no pacote ADAS 2+. Outro diferencial é o sistema de frenagem eletrônica (IBC), que substitui o conjunto hidráulico e promete respostas mais rápidas.
O interior foi projetado para oferecer conveniência aos sete ocupantes. Os bancos dianteiros possuem função massagem, aquecimento, ventilação, ajustes elétricos e memória de posição, enquanto o volante também é aquecido. Na segunda fileira, os passageiros contam com saídas de ar independentes e múltiplos pontos de conexão (12V, USB A e C). A terceira fileira dispõe de ventilação própria no teto. O teto solar panorâmico elétrico é item de série.
No painel, o modelo reúne quadro digital de 10,25” e central multimídia de 14,6” Full HD, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema de voz em português foi desenvolvido especialmente para o público brasileiro.