Tarcísio confronta Moraes, e Gilmar e PT reagem contra fala sobre “tirania”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), subiu o tom contra o ministro Alexandre de Moraes, ao dizer que “ninguém aguenta mais a tirania” que estaria sendo praticada pelo magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país”, declarou o governador, em manifestação na Avenida Paulista, neste 7 de Setembro de 2025.

A manifestação foi convocada pela direita para defender a anistia a condenados pelo 8 de Janeiro e criticar a atuação do STF em processos que miram figuras da direita – especialmente o que coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros no banco dos réus por integrar o que seria um plano de golpe contra o resultado da eleição de 2022.

A fala de Tarcísio gerou reação pública no STF, por meio do ministro Gilmar Mendes. No X, o decano escreveu: “não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos”.

“O que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo”, acrescentou o magistrado.

No governo Lula (PT), as reações ocorreram através da ministra-chefe da Secretaria de Relações Internacionais, Gleisi Hoffmann, e pelo líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT), também em manifestações no X.

Gleisi chamou a manifestação de “pró-Trump”, em referências às sanções individuais e tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, sob a presidência de Donald Trump, contra o Brasil.

O governo de Donald Trump justifica as medidas por diversos motivos, mas dá destaque ao processo penal contra Bolsonaro no STF como uma das razões. Para Trump, o Supremo deve parar “imediatamente” com o que ele chama de “caça às bruxas” contra o aliado.

“[Tarcísio] precisa entender que ‘tirania’ é o que eles queriam impor ao país, não as decisões do STF no devido processo legal. E o que ‘ninguém aguenta mais’ são as ameaças da família Bolsonaro contra o país”, acrescentou Gleisi.

Já Lindbegh, afirmou que Tarcísio “cruzou o Rubicão”. “Não é crítica política, mas um ataque frontal ao STF, que pode configurar coação no curso do processo, por tentativa de intimidar o ministro relator no meio do julgamento de Jair Bolsonaro e demais golpistas”, disse o líder.

A CNN entrou em contato com o gabinete do ministro Alexandre de Moraes, solicitando um comentário sobre a declaração de Tarcísio, e aguarda retorno.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...