O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) conversou por telefone com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nas últimas horas e o aconselhou a buscar diálogo com os poderes Judiciário e Executivo para viabilizar a tramitação do PL (Projeto de Lei) da Anistia na Casa.
Temer relatou, em entrevista coletiva durante evento em São Paulo nesta quinta-feira (18), que Hugo o procurou para cumprimentá-lo pela participação no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, onde o ex-presidente defendeu um “pacto nacional” em torno do tema.
“Ele tinha me ouvido no programa, quando disse que não basta simplesmente aprovar sem diálogo com os Três Poderes. O Judiciário precisa concordar. Se não, a anistia vai para o Supremo e é derrubada […] Ponderei que é melhor conversar, porque se for uma coisa só do Congresso, pode ter contestação e cair”, afirmou.
Hugo se manifestou após a aprovação do requerimento de urgência para o PL da Anistia e declarou que o país precisa “andar”. O requerimento foi aprovado por 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções, na quarta-feira (17).
“O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes à frente e o país precisa andar”, disse o presidente da Câmara.