O presidente Donald Trump assinou uma ação executiva na segunda (15) para estabelecer uma “força-tarefa de segurança de Memphis”, com o objetivo de liderar uma repressão ao crime na cidade do Tennessee.
A medida espelha o esforço intensificado de aplicação da lei que o governo federal supervisionou em Washington, DC. Trump disse que, após Memphis, planeja enviar uma força-tarefa federal semelhante para Chicago.
“É muito importante por causa do crime que está acontecendo, não apenas em Memphis, mas em muitas cidades,” disse Trump do Salão Oval, onde assinou um memorando presidencial criando a força-tarefa. “A força-tarefa será uma réplica dos nossos esforços extraordinariamente bem-sucedidos aqui, e vocês verão que será muito parecido.”
A Guarda Nacional e agentes de várias agências federais serão enviados a Memphis, incluindo o FBI, ATF (Escritório de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos), DEA (agência de repressão às drogas), ICE (agência de imigração) e o Departamento de Segurança Interna, disse Trump.