O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que o governo do Brasil foi “muito para a esquerda radical” e destacou que está “muito chateado”.
“Eu amo o povo brasileiro. Temos um ótimo relacionamento com o povo brasileiro. Mas o governo brasileiro mudou radicalmente. Virou muito à esquerda. Foi para a esquerda. Foi para uma esquerda radical”, comentou o presidente a repórteres no Salão Oval da Casa Branca.
“Isso está prejudicando muito o Brasil, e eles estão se saindo muito mal. Muito, muito mal”, adicionou.
Antes disso, Trump afirmou que os EUA aplicaram tarifas altas contra o Brasil porque o país está fazendo “algo muito lamentável”.
Na fala, ele não citou especificamente o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado, mas já justificou a imposição das taxas devido ao processo.
EUA poderiam barrar vistos para ONU
A declaração de Trump aconteceu após uma pergunta sobre se os Estados Unidos poderiam restringir vistos de delegações que poderiam participar da Assembleia Geral da ONU em novembro deste ano.
O evento acontecerá na sede da organização, em Nova York.
O presidente americano afirmou que estão “conversando” sobre o assunto e, após dizer que o Brasil está indo “muito mal”, não descartou a restrição de vistos.
“Vamos ver”, comentou.